Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 21 de Maio de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cultura e Lazer

1ª Feira de Arte de Rua do CULTSP PRO acontece neste sábado, 07/12, no Edifício Oswald de Andrade

A programação terá música, artes gráficas, cinema, exposições, workshops e intervenções urbanas. Todas as atividades são gratuitas

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
1ª Feira de Arte de Rua do CULTSP PRO acontece neste sábado, 07/12, no Edifício Oswald de Andrade
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Neste sábado, dia 07/12, das 11h às 22h, o Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro, receberá a 1ª Feira de Arte de Rua do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura. O programa, criado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, tem como objetivo promover qualificação profissional, inovação e sustentabilidade no setor cultural.

A feira reúne uma programação 100% gratuita e diversificada, unindo música, artes gráficas, cinema, exposições, workshops e intervenções urbanas. Durante todo o dia, artistas, coletivos e expositores apresentarão trabalhos e performances que celebram a cultura urbana e suas múltiplas expressões.

Das 14h às 20h, acontecerá uma ação ao vivo de pintura em tela (Live Painting). Vários artistas que participaram do edital para pintura do muro do Edifício Oswald irão integrar essa ação reproduzindo composições relacionadas às propostas enviadas ao concurso. As obras finalizadas neste sábado durante o Live Painting serão exibidas no espaço expositivo da Galeria do Edifício até o dia 17 de dezembro. Participam dessa mostra o vencedor do concurso do “Edital Muro”, Diogo Rustoff, além dos artistas Adriano Vespa; Afolego, Negana Pereira e Bea Corradi; Eduardo de Amorim Nunes; Galo; Haroldo Paranhos Neto; Iskor; Ohas Crew e Rodrigo Piasecki.

Publicidade

Leia Também:

Além dessa atividade também teremos o Festival Honk! SP, que trará fanfarras de rua e a Bike Galeria, uma galeria móvel que expõe arte em espaços urbanos de forma inovadora e democrática. Além disso, o evento contará com shows, sessões de cinema, rodas de conversa e uma feira com produtos de criadores independentes ligados à cultura urbana.

Expositores

A Feira de Exposições acontece das 12h às 22h onde os artistas irão apresentar uma rica diversidade de talentos e expressões criativas. Entre eles, artistas visuais como Kaleb, Hideki Nomies, e Mari Pavanelli, cujas obras vão do graffiti ao muralismo, explorando temas como identidade, memória e questões sociais. Além deles, nomes como Florea e Ero apresentam peças únicas e acessórios artesanais inspirados na espiritualidade e na cultura afro-brasileira. A gastronomia estará representada por Chifa de Rua, com sua fusão de sabores peruanos e cantoneses, e Comidê, que oferece pratos caseiros e autênticos.

Também participam marcas como Mania de Pixar e ÖRO, que unem arte e moda de forma inovadora, além de artistas urbanos como Lumumba Afroindígena e Veronica Nuvem, que trazem à tona questões identitárias e de pertencimento. Expositores como GordoBoy e Gordoboysp agregam energia à Feira com suas conexões no universo cultural underground. Uma experiência que combina arte, cultura e sabor em um só espaço.

Workshops

No período da tarde, a programação da 1ª Feira de Arte de Rua do CULTSP PRO também contará com seis workshops voltados para práticas artísticas urbanas. Às 14h30, acontecem as oficinas de graffiti, com Nojon, e de stêncil, com Simone Siss. Em seguida, às 16h, será a vez do graffiti com JAe Alves e do lambe-lambe com o coletivo Paulestinos. Encerrando a programação, às 18h30, André Firmiano conduz uma nova sessão de graffiti, enquanto o coletivo SHN ministra o workshop de lambe-lambe. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a públicos interessados em aprender ou aperfeiçoar técnicas ligadas à arte urbana. Para participar basta se inscrever no site do CULTSP PRO, no endereço www.cultsppro.org.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

11h às 14h – Intervenção Festival Honk! - Fanfarrias de rua ocupam os arredores do Edifício Oswald de Andrade com apresentações vibrantes.

12h às 22h - Feira de Arte -Participam produtores independentes que possuem criações relacionadas ao tema da cultura urbana. 

12h às 20h – Bike Galeria - Uma exposição móvel de arte urbana, surpreendendo o público em espaços inusitados.

14h às 20h – Live Painting Finalistas Edital MURO - Os artistas premiados realizam pinturas ao vivo, com suas telas exibidas posteriormente na Galeria do Edifício Oswald de Andrade. Exposição vai até 17/12

14h30 às 16h – DJ Set CONSP - iscotecagem com uma seleção especial de música urbana.

14h30 às 18h30 Workshops - 14:30 GRAFFITI - com Nojon; 14:30 STÊNCIL - com Simone Siss; 16:00 GRAFFITI - com JAe Alves; 16:00 LAMBE-LAMBE - com Paulestinos; 18:30 GRAFFITI - com André Firmiano; 18:30 LAMBE-LAMBE - com SHN

15h às 16h – Figaza Show - Um espetáculo de circo de rua, com malabarismo, música ao vivo e muita interação com o público.

15h às 17h – Documentário e Talk SHN - Exibição do documentário "TRUCO – SHN 25 Anos" seguida de uma roda de conversa com integrantes do coletivo.

17h às 19h30 – Pagode na Lata - Uma roda de samba colaborativa que transforma instrumentos em pontes para alegria e inclusão social.

20h às 21h30 – DJ Set Mari Mats - Uma performance que encerra o dia com música vibrante e dançante.


1ª Feira de Arte de Rua do CULTSP PRO
Data: Sábado, 07 de dezembro de 2024
Horário: 11h às 22h
Local: Edifício Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Entrada gratuita | Classificação: Livre

FONTE/CRÉDITOS: Luciana Canuto
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.