Prestes a ser inaugurado, Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista de São Bernardo recebe vistoria do Estado

Prefeito Orlando Morando e o secretário de Saúde estadual, Eleuses Paiva, vistoriaram as futuras instalações do TEAcolhe, primeiro equipamento público voltado ao atendimento do TEA no município

Fonte: Vivian Rossi
Prestes a ser inaugurado, Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista de São Bernardo recebe vistoria do Estado Gabriel Inamine/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e o secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, realizaram nesta quarta-feira (24/04) a vistoria final do TEAcolhe – primeiro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) municipal. O novo equipamento está sendo instalado em parte do prédio em que funcionava o Hospital Municipal Universitário (HMU), no bairro Rudge Ramos.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o espaço recebe os últimos ajustes para que, muito em breve, oferte diagnóstico e tratamento completo aos pacientes com TEA. "Será mais um equipamento de Saúde que trabalhará em conjunto com a Pasta da Educação, principalmente, para facilitar o diagnóstico, o acolhimento, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida, destes pacientes, que também são estudantes da nossa rede municipal".

Para o secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, a iniciativa é pioneira e demonstra a força do trabalho conjunto entre município e Estado na instalação de políticas públicas voltadas às mais diversas necessidades. "Tenho certeza que este será o primeiro centro de muitos que instalaremos no Estado. Uma ideia genial, que se adequa ao momento em que a população atual vive, principalmente, as famílias que têm alguém diagnosticado com autismo e muitas vezes não sabe onde procurar o tratamento", destacou.

ARTICULAÇÃO

A implantação do novo serviço na rede municipal de São Bernardo é fruto da articulação da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, junto ao governo do Estado de São Paulo. Atualmente, o atendimento de pacientes com TEA na cidade é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que encaminham os casos aos demais equipamentos, como o CAPS Infantil (tratamento de reabilitação e estimulação dos casos que necessitem de acompanhamento e recursos especializados não disponíveis nas UBSs) e o Centro Especializado em Reabilitação - CER IV (quando da existência de comorbidades associadas).

FUTURAS INSTALAÇÕES

O futuro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista terá 11 salas, divididas entre consultórios médicos, salas multi-atendimento, sala de cuidados de enfermagem, além de espaço sensorial, biblioteca, refeitório, sala de reunião, recepção, sala de espera, vestiários, copa, administração, entre outros.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha