São Bernardo bate recorde de vacinação com 18.641 doses aplicadas neste fim de semana

Somente no sábado (19/06), foram 10.449 vacinas aplicadas; cidade é que mais vacinou na região e a quarta em todo o Estado, segundo dados oficias do Vacinômetro

Por Davi Arraz 21/06/2021 - 18:27 hs
Foto: Omar Matsumoto - PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo alcançou, no último fim de semana (19 e 20/06), uma importante marca contra a Covid-19, com a soma recorde de 18.641 doses aplicadas entre sábado e domingo, mantendo a cidade com a melhor marca da região do Grande ABC e a 4ª do Estado de São Paulo, de acordo com os dados oficiais compilados pelo Governo do Estado e divulgados no site do Vacinômetro. Até o momento, a cidade já aplicou 399.914 doses. 
 
A antecipação dos grupos de 50 a 59 anos foi um dos fatores que acelerou a aplicação das doses, de acordo com o prefeito Orlando Morando. “A nossa política de não estocar doses tem surtido efeito no avanço da cobertura vacinal da população elegível do nosso município. Este final de semana foi de muito trabalho nos nossos postos de vacinação e a tendência é que o volume continue aumentando, de acordo com a chegada de novos lotes de vacinas”, explicou o chefe do Executivo. Somente no sábado (19/06) foram 10.449 doses aplicadas. 
 
ANTECIPAÇÃO
 
Nesta segunda-feira (21/06), moradores de 45 a 49 anos tiveram a data de sua imunização antecipada, em relação ao calendário anunciado pelo Estado, que previa o início deste público para o dia 23. As doses seguem sendo aplicadas também para a população de 50 a 59 anos, gestantes, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais, com e sem comorbidades, pessoas com comorbidades de 18 a 39 anos, pessoas com deficiência de 18 anos ou mais, idosos de 60 a 79 anos, profissionais de Saúde e de Educação com 18 anos ou mais. 
 
Para consultar a disponibilidade de datas e horários, os munícipes desses grupos e faixas etárias devem entrar no portal oficial da Prefeitura de São Bernardo para efetuar cadastro e agendamento, ambos obrigatórios (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus), bem como no site do Estado (www.vacinaja.sp.gov.br), para dar celeridade ao processo no dia da vacinação. 
 
POSTOS AVANÇADOS
 
O município mantém a imunização nos cinco postos avançados, sendo em sistema drive-thru, no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro); e demais sem a necessidade do veículo: no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), no Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande) e no Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222, Rudge Ramos), com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. 
 
LISTA ATIVA
 
Para a população já contemplada com a vacinação e que não compareceu para tomar a primeira ou a segunda dose, o município permanece com a lista ativa para estas pessoas, que devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para realização de cadastro e agendamento. 

 

 

Fonte: Vivian Rossi