Stock Car: os outros heróis de 2021
Sete façanhas que revelam a história de grandes personagens da mais recente temporada da categoria
Gabriel Casagrande foi o grande nome de 2021 na Stock Car Pro
Series. O jovem paranaense de 26 anos conquistou o título superando a elite do
esporte a motor brasileiro, incluindo multicampeões (Cacá Bueno, Ricardo
Maurício, Daniel Serra), ícones da Fórmula 1 e Indy (Rubens Barrichello, Felipe
Massa, Tony Kanaan, Ricardo Zonta) e os melhores pilotos profissionais do país.
Mas essa é apenas parte de uma história marcada
por centenas de momentos emocionantes e radicais que, além de valorizarem a
conquista de Casagrande, revelam o esforço e a garra escondidos sob as
estatísticas. Separamos a seguir sete índices que, mais do que novos números
para integrar o currículo de pilotos já consagrados, são um retrato de algumas
das façanhas que fizeram de 2021 uma temporada especial. Thiago Camilo, por exemplo, foi o piloto que mais
liderou corridas – com quase o triplo das voltas do campeão. O "rei das
ultrapassagens" foi Denis Navarro. E Ricardo Maurício, que terminou o ano
"apenas" na quinta colocação, liderou quatro dos sete quesitos que
selecionamos. Há muito mais destaques. Confira alguns a seguir, com dados da
Stock Car Racing Systems.
Quem mais liderou
Thiago Camilo liderou 95 voltas ao longo de 2021, o que
corresponde a 271% do total comandado pelo campeão Gabriel Casagrande (35). Vencedor
de incríveis 7 corridas no ano (29% do total), Ricardo Maurício ponteou 89
voltas, com Rubens Barrichello ficando na quarta posição, com 36. Totalizando
16 voltas na liderança, o vice-campeão Daniel Serra ficou no 11º lugar.
1) Thiago Camilo, 95 voltas
2) Ricardo Maurício, 89
3) Rubens Barrichello, 36
4) Gabriel Casagrande, 35
5) Rafael Suzuki e Felipe Lapenna, 28
Quem
mais largou na frente
Foi cravando a pole na Superfinal BRB que Gabriel Casagrande
deu o recado de que estava encaminhando o título. Momento premium da atuação de
um piloto (quando ele e o carro estão preparados para o desempenho máximo), a
conquista do lugar de honra do grid passou também a valer em 2021 o Troféu Pole
Position Snapdragon, além de dois pontos extras na tabela.
1) Thiago Camilo, Rubens
Barrichello, Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande, 2 poles
2) Cacá Bueno, Ricardo Zonta, Rafael Suzuki e Guilherme
Salas, 1color:#555555">
Quem
mais ultrapassou
A temporada 2021 marcou a estreia do ranking de
ultrapassagens da Stock Car e revelou o esforço de quem tem problemas, larga
atrás e faz provas de recuperação sensacionais. O campeão da primeira edição
foi Denis Navarro, com uma média de 15,16 manobras por corrida. Navarro
derrotou Gaetano Di Mauro por apenas uma ultrapassagem na soma de toda a
temporada: placar de 364 a 363 sobre o segundo colocado. Confira:
1) Denis Navarro, média de
15,16 manobras *
2) Gaetano Di Mauro, 15,12
3) Guilherme Salas, 13,87
4) Rafael Suzuki, 12,75
5) Pedro Cardoso, 12,58
* Manobras executadas por corrida. Computadas também
ultrapassagens nos pit stops
Quem foi mais veloz
Daniel Serra e Ricardo Maurício dominaram o quesito volta
mais rápida em corrida, mostrando que a equipe dos dois tricampeões prepara um
carro extremamente veloz para as provas. Com quatro melhores voltas cada um, a
dupla cravou 40% dos giros mais rápidos de 2021, sendo destaque entre os
ganhadores do "Troféu Volta Mais Rápida Motorola", concedido ao
piloto que registra a volta mais perfeita nas etapas.
1) Ricardo Maurício e Daniel
Serra, 4 melhores voltas
2) Gabriel Casagrande, 3
3) Thiago Camilo, Allam Khodair, Lucas Foresti e Marcos
Gomes, 2color:#555555">
Quem
mais venceu
Mesmo zerando em cinco das 24 corridas (duas devido à covid),
Ricardo Maurício mostrou um desempenho exuberante em diversos momentos. Foi,
por exemplo, o maior vencedor, com mais de três vezes o total do campeão.
Thiago Camilo foi outro destaque, com cinco primeiros lugares.
1) Ricardo Maurício, 7
2) Thiago Camilo, 5
3) Gabriel Casagrande, Átila Abreu e Rubens Barrichello, 2
4) Daniel Serra, Lucas Foresti, Ricardo Zonta, Rafael Suzuki,
Guilherme Salas e Félix da Costa,
Quem
foi mais eficiente **
Se não foi campeão, Ricardo Maurício pelo menos assinalou um
feito que dificilmente será igualado: conquistou 100% dos pontos colocados em
jogo na 6ª etapa, Goiânia (2 pela pole, 30 pela vitória na Corrida 1 e 24 por
vencer a Corrida 2). A façanha lhe concedeu o "Troféu Claro 5G Man of the
Race". Rubens Barrichello chegou perto no Velocitta, quando cravou 92%. E
Rafael Suzuki brilhou em Curitiba, com 85%.
1) *Ricardo Maurício (Goiânia,
etapa 6), 56 pontos (100%)*
2) Rubens Barrichello (Velocitta, etapa 4), 52 (92%)
3) Rafael Suzuki (Curitiba, etapa 7), 48 (85%)
4) Daniel Serra (Goiânia, etapa 1), Ricardo Zonta (Velocitta,
etapa 3) e Guilherme Salas (Velocitta, etapa 10), 46 (82%)
** Soma dos pontos obtidos pelos pilotos nas duas provas de
cada etapacolor:#555555">
Quem
foi o melhor ***
Poucas vezes um campeonato com tantas corridas (24) viu um
duelo ininterrupto pelo título, da primeira à última prova. Muitos pilotos
rondaram a liderança (Thiago Camilo, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello,
Ricardo Zonta, Bruno Baptista etc). Camilo, inclusive, chegou à final com
chances matemáticas. Mas foram Gabriel Casagrande e Daniel Serra quem esteve
com a mão na taça do início ao fim. Uma grande temporada, com um inédito grande
campeão.
1) *Gabriel Casagrande, 378
pontos*
2) Daniel Serra, 354
3) Thiago Camilo, 310
4) Ricardo Zonta, 307
5) Ricardo Maurício, 304
*** Classificação final da temporada
Fonte: Rodolpho Siqueira /
Bruno Vicaria
COMENTÁRIOS