Retomada do Complexo Aquático do Baetão registra 1.500 pessoas atendidas

Retomada do Complexo Aquático do Baetão registra 1.500 pessoas atendidas

Piscinas do equipamento, reformado, têm atividades em pleno funcionamento após arrefecimento da pandemia; cerca de 300 por dia

Por Evandro Queiroz 04/05/2022 - 14:34 hs
Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Com a retomada das atividades, o Completo Aquático do Baetão, na Avenida Armando Ítalo Setti, região central de São Bernardo, registrou atendimento de 1.500 pessoas ao mês, cerca de 300 ao dia. O equipamento municipal recebeu a visita nesta terça-feira (3/5) do prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon. O espaço foi completamente reformado e ficou com as atividades paralisadas por quase dois anos em decorrência da crise sanitária. Os trabalhos foram resgatados em fevereiro, já com o quadro amenizado da doença. 

 

Os números refletem o pleno funcionamento do complexo. O espaço oferece turmas de natação e hidroginástica para crianças, jovens e adultos, a partir dos 7 anos de idade. As turmas se iniciam às 7h e terminam às 22h. São 28 turmas de natação, com aulas duas vezes na semana, atendendo mais de 900 pessoas. Na hidroginástica, são 24 turmas atendendo 700 pessoas, especialmente os idosos e pessoas com deficiência e laudo médico.

 

“A hidroginástica do complexo foi uma das últimas atividades que retomamos depois do fim da pandemia, graças à vacina. Tivemos um duro período de dois anos de crise sanitária, com quadras e piscinas fechadas. Herdamos, inclusive, as piscinas (do Baetão) abandonadas em 2017. Era mais uma obra parada da gestão anterior. Felizmente, isso ficou no passado. O que vemos hoje é a nossa melhor idade se exercitando”, sustentou o prefeito Orlando Morando. “Essa é a importância de ter a cidade cuidada”, emendou.

 

As inscrições para cursos ocorrem no início de cada ano. Todas atividades são gratuitas e realizadas sob supervisão de profissionais de Educação Física efetivos do município. Neste mês de maio, por outro lado, foi liberado agendamento espontâneo para a piscina a pessoas que já sabem nadar e desejam praticar a modalidade sob perspectiva recreativa, voltado a interessados acima de 18 anos - foram disponibilizadas 300 vagas por semana.

O cadastro deve ser feito pelo https://www.cursosesportivossbc.com.br/locaisnatacao.

 

“Liberamos para marcação espontânea horário que não temos cursos, mediante inscrição. O objetivo deste plano é incentivar o uso das piscinas para a prática de natação aos munícipes. Com o abrandamento da pandemia, todas as atividades estão em pleno andamento para ofertar serviços de qualidade à população”, frisou o secretário Alex Mognon.

 

O espaço físico foi reaberto totalmente revitalizado no começo de 2020, passando a contabilizar duas piscinas com moderno sistema de aquecimento a gás, sendo uma semiolímpica para treinamento de natação e competições, além de outra unidade para recreação e hidroginástica. A reabertura do equipamento ocorreu seis anos depois de o local ser fechado pela gestão anterior.

 

REVITALIZAÇÃO

 

Além da reforma completa das piscinas, foram construídos novos vestiários, sanitários, bem como salas para professores, fisioterapia e atendimento médico. Foi realizada também a substituição completa do telhado e a instalação de iluminação de LED. As obras envolveram investimento de R$ 1,75 milhão.

 

 

Fonte: Fábio Martins