Publicidade

No Julho Verde, São Bernardo alerta sobre os cuidados contra o câncer de cabeça e pescoço

Rede municipal oferece equipe multidisciplinar, incluindo cirurgiões, oncologistas e fisioterapeutas, voltada ao tratamento da doença no Hospital de Clínicas

Fonte: Gabriel Inamine/PMSBC
No Julho Verde, São Bernardo alerta sobre os cuidados contra o câncer de cabeça e pescoço

No Julho Verde, mês da conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço, a Prefeitura de São Bernardo reforça o alerta aos cuidados contra essa doença, que surge em áreas da boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide. Entre os fatores que colaboram para o aparecimento estão o tabagismo, etilismo, infecções por HPV (sexualmente transmissíveis), má higiene bucal e a desnutrição.
color:#333333"> 
“Estamos no Julho Verde, que chama atenção do público para essas doenças, em especial o câncer. A nossa rede municipal dispõe de aparatos para todo o ciclo de tratamento a partir da infraestrutura e de todos os departamentos que compõem essas especialidades, como clínica geral, atenção especializada, exames e cirurgias, passando ainda pelo atendimento psicológico e fisioterapêutico. Contudo, a prevenção é fundamental”, frisou Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde de São Bernardo.
color:#333333"> 
REFERÊNCIA
color:#333333"> 
Centrado no Hospital de Clínicas (HC) os atendimentos da cabeça e pescoço contam com profissionais multidisciplinares que, por vezes, detectam o câncer ou outras enfermidades em atendimentos junto à Atenção Especializada, como na Odontologia, Endocrinologia e Oncologia. A Prefeitura também realiza mutirões de avaliação e encaminhamento à Saúde Bucal, que ocorrem ao longo do ano, além de campanha preventiva no Poupatempo para detecção do câncer de boca. Encaminhamentos ocorrem também a partir das UBSs, UPAs, Hospital de Urgência e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
color:#333333"> 
ATENDIMENTOS
color:#333333"> 
Com a pandemia, houve queda o volume de atendimentos ao tratamento de cabeça e pescoço, porém, a procura se mostra crescente, o que amplia as chances dos pacientes e do não agravamento dos casos. Em 2019, 4.690 pacientes passaram em consulta e tratamento e ocorreram 410 cirurgias, já neste ano, até o momento, somam-se 1.508 atendimentos ambulatoriais e 164 cirurgias desse tipo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no País, somaram-se 20.772 mortes por essa enfermidade em 2019. O número é alto e ainda ocorre dessa maneira pela procura tardia à detecção e tratamento.
color:#333333"> 
SINAIS
color:#333333"> 
Mesmo as pessoas que não têm hábitos favoráveis ao surgimento da doença ou antecedentes na família, é importante observar os primeiros sinais, como manchas brancas na boca, aftas e úlceras que não cicatrizam em até duas semanas, nódulos no pescoço, rouquidão persistente, alteração na deglutição, dificuldade ou dor durante a alimentação. Em caso de um ou mais desses sinais, é recomendado ir ao médico, pois o diagnóstico precoce e o tratamento imediato aumentam as chances de êxito para a cura da doença. Ao contrário do que geralmente se pensa, o câncer da tireoide, por exemplo, é o 5º mais frequente, entre as mulheres no País. Contudo, na maioria das ocorrências, há evolução positiva no tratamento e uma das razões para isso está na detecção precoce.
color:#333333"> 
 
color:#333333">Fonte: Janaína Pereira




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha