Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Caetano do Sul

Alunos da rede municipal de São Caetano passam por avaliação odontológica dentro das escolas

O objetivo é mostrar, desde cedo, a importância da saúde bucal

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Alunos da rede municipal de São Caetano passam por avaliação odontológica dentro das escolas
Gabriela Gonçalves/PMSCS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estudantes da rede municipal de São Caetano do Sul, do berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental, têm passado por avaliação odontológica realizada pela equipe do PSE (Programa Saúde na Escola) dentro das próprias unidades escolares.

O objetivo é mostrar, desde cedo, a importância da saúde bucal, com ações de prevenção. Alunos que forem avaliados com necessidade de encaminhamento especializado recebem guia para tratamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de referência de seus endereços.

Nesta semana, a equipe do PSE tem acompanhado os estudantes da EMEF Maria Teresinha Dario Fiorotti, no Bairro Santa Maria. O grupo é formado pela coordenadora Rafaela Leão Camillo, Vilma Bertochi, Adriane Marchi, Rosemeire Borges, Thifanny de Souza, Adriana Liba e Luciana Marques, que integram o PSE, parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde.

Publicidade

Leia Também:

A atividade começa com palestra sobre a importância da escovação e do acompanhamento periódico de um dentista. Ali, os estudantes tiram suas dúvidas, aprendem sobre como escovar adequadamente os dentes e ficam sabendo também de doenças periodontais. Depois é feita uma escovação assistida pelas profissionais e, por fim, a avaliação odontológica.

“A nossa ação acontece desde o berçário até o 9º ano, focada muito na prevenção. Na palestra, reforçamos que eles precisam tomar cuidado e ter esse cuidado para o resto da vida. Muitos estudos comprovam que a nossa saúde começa pela boca”, diz Rafaela.

A coordenadora conta que, após avaliação odontológica, o diagnóstico de quem precisa de um acompanhamento é encaminhado para a UBS de referência. Lá, os estudantes passam por outras análises e, caso haja necessidade, são endereçados ao Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Sylvio Torres, no Bairro Nova Gerty, ou ao Centro de Especialidades Odontológicas II, no Bairro Fundação.

“É importante termos a colaboração dos pais. Eles precisam ir às UBSs referenciadas, com as guias de encaminhamento. Vão ser prontamente atendidos, marcar consultas, fazer o acompanhamento. Sem essa ajuda, o trabalho para no meio. Temos um serviço de busca ativa, o PSF (Programa Saúde da Família) nos auxilia muito, mas é fundamental que os pais também entrem com a gente nesse trabalho, pela saúde dos estudantes”, pediu Rafaela.

FONTE/CRÉDITOS: Raphael Augusto Massa Rocha
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.