Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Paulo

BikeCine retorna à capital paulista com cinema movido a energia limpa

A sessão gratuita acontece no Jardim Suspenso do CCSP e exibirá curtas-metragens e o longa "Pequena Miss Sunshine", com patrocínio da Wewi Bebidas Saudáveis

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
BikeCine retorna à capital paulista com cinema movido a energia limpa
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

São Paulo recebe novamente o BikeCine, cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Com patrocínio da Wewi Bebidas Saudáveis, a sessão gratuita e ao ar livre será realizada no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP), na sexta-feira, dia 14 de novembro. Os ingressos serão distribuídos ao público no CCSP, a partir de duas horas antes do evento.

A programação começa com uma sessão de filmes curtas para todas as idades e com recursos de acessibilidade, em seguida, exibe o longa-metragem "Pequena Miss Sunshine", em estilo "road movie", traz uma trama encantadora e comovente sobre uma família atravessando o país, em uma Kombi amarela, para concretizar o sonho da pequena caçula. Uma sessão nostalgia, com este filme sucesso de bilheteria mundial dos anos 2000 e vencedor do Oscar de melhor roteiro original.

No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodado na plateia com 200 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público.

Publicidade

Leia Também:

É possível também colaborar pelo "pedal de mão", um recurso do BikeCine planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação. O BikeCine é para todos.

A tecnologia também está presente na projeção das imagens: a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.

O circuito 2025 do BikeCine vem circulando por cidades em diversas regiões, como o interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Alto Tietê e Região Metropolitana de Campinas, além de estrear no Paraná e Santa Catarina.

"O BikeCine é um projeto que reflete valores muito próximos aos da Wewi. Acreditamos que um estilo de vida mais saudável vai além das escolhas alimentares, envolve também o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Apoiar uma iniciativa que transforma energia humana em cultura e consciência ambiental é motivo de orgulho para nós", destaca Lilian Reis, CEO da Wewi Bebidas Saudáveis.

O BikeCine une o amor pelo cinema ao bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte em um só evento. Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 35 cidades, realizando cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas.

"No BikeCine reunimos pautas que consideramos importantes para a sociedade e para o planeta. É uma grande alegria retornar à capital paulista, que acolheu tão bem nossa estreia no Brasil. Queremos proporcionar com este projeto: cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre o consumo energético, a colaboração coletiva e mobilidade urbana.", compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine. 

Uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada, o BikeCine tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre: Cine Autorama e CineSolar.

O Festival BikeCine em São Paulo é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural - ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Wewi Bebidas Saudáveis, apoio do Centro Cultural São Paulo e produção BikeCine.

 

 

 

Festival BikeCine em São Paulo

Data: 14 de novembro de 2025 (sexta)

Horário: 19h (curtas-metragens) e 19h30 (longa)

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP), no Jardim Suspenso

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo
[Em caso de chuva, será transferido para área interna]
Capacidade: 200 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.

Ingressos: entrada gratuita (ingressos distribuídos no CCSP, a partir de duas horas antes do evento)

Programação:
19h
Sessão de curtas-metragens, com recursos de acessibilidade (50 minutos - Livre)


19h30
Pequena Miss Sunshine
(de Jonathan Dayton/Valerie Faris - EUA - 2006 - Drama/Comédia - 1h43 - 14 anos)
Sinopse: O sonho da pequena Olive é participar do concurso de Pequena Miss Sunshine. Para isso, ela embarca em uma divertida e comovente viagem com o pai, o tio, o avô, o irmão e a mãe. A família precisa correr contra o tempo para que Olive chegue no horário e possa fazer a apresentação criada pelo seu avô.

Como funciona a energia

Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, no BikeCine toda a eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir do movimento das pedaladas do público nas estações de bicicletas. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizada apenas energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.

A energia das pedaladas se transforma em energia elétrica, pela cinética gerada com os movimentos do pedal. O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e também para que todos possam vivenciar a experiência.


Pensando no planeta e no bem-estar

Além da diversão, o BikeCine busca promover a consciência ambiental, pela utilização da energia sustentável participativa, o espectador é convidado a refletir sobre o uso e consumo energético, e as formas renováveis disponíveis. Incentiva ainda, a colaboração coletiva e o uso da bicicleta como meio de transporte não só para ir ao evento, mas também em seu deslocamento no dia a dia. Uma reflexão sobre mobilidade urbana, além da importância do exercício para uma vida saudável.


Sobre a Wewi

Primeira marca de Guaraná e Água Tônica Orgânicos do Brasil. Nossa missão é transformar o mercado de bebidas, oferecendo opções mais saudáveis e sustentáveis. Somos a evolução da categoria de refrigerantes, águas tônicas e bebidas energéticas. Toda a nossa linha é feita com ingredientes 100% naturais, livres de aditivos químicos e foram idealizadas para pessoas que buscam uma mudança de estilo de vida, sem abrir mão do sabor e da refrescância.

FONTE/CRÉDITOS: CAIS - Comunicação e Cultura! 
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.