A fábrica da Volvo Caminhões, de Curitiba, no Paraná, será a responsável por abastecer o mercado mexicano de caminhões a partir desse ano. De acordo com a fabricante, serão exportados os modelos FH e VM, em várias configurações para aquele mercado.
O México utiliza caminhões Volvo produzidos nos Estados Unidos, com as cabines convencionais e longos capôs sobre o motor. Porém, nos últimos anos, o interesse dos transportadores locais por modelos com cabine avançada (cara-chata) aumentou, especialmente por conta da melhor eficiência no transporte de cargas.
Com isso, caminhões como o FH tem ganhado cada vez mais popularidade em rotas dentro do México. Para viagens em que os caminhoneiros viajam para os Estados Unidos, em operações dentro do Texas por exemplo, os modelos norte-americanos ainda serão usados.
“O mercado do México está gradativamente mudando para caminhões de cabine avançada. Com isso, vemos boas oportunidades para os modelos que produzimos no Brasil”, avalia Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.
Além das vendas para o México, a Volvo também destacou os excelentes números de exportação para outros países da América Latina a partir do Brasil. No Peru foram entregues 2.064 caminhões, mercado onde a marca há anos mantém liderança absoluta, com 24% de market share no último exercício. Já no Chile, a Volvo entregou 1.260 veículos, o que garantiu 17% de participação.
Somando as entregas do Brasil (maior mercado da região) e dos demais países do continente, ao todo a Volvo entregou 27.111 caminhões na América Latina, um crescimento de 15%.
Nova fábrica no México
A Volvo Trucks North America está construindo uma nova fábrica no México. O anúncio da construção foi feito em abril de 2024, e atualmente boa parte da obra já está pronta.
A fábrica na região será responsável pela produção de modelos da Volvo e da Mack, para o mercado dos Estados Unidos e Canadá. O Grupo Volvo tem fábricas na Pensilvânia (Mack) e Virgínia (Volvo), que continuarão a ser as principais da América do Norte.
A nova fábrica mexicana terá aproximadamente 160 mil metros quadrados de área construída, e será responsável pela produção de caminhões pesados das duas marcas.
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