O bairro de Caruara, localizado na Área Continental de Santos, celebra no próximo domingo (28) seus 74 anos de história. Para marcar a data, a comunidade receberá uma programação especial com 12 horas de atividades gratuitas para todas as idades, na Praça Encarnación Alves Corpaz.
As atrações começam logo cedo, às 7h30, com o tradicional treinão de 12km de corrida e 5km de caminhada. Às 10h, a manhã segue animada com aula de Ritbox comandada pela professora Caroline Rodrigues e apresentação de dança da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas.
A programação cultural começa às 11h30, com apresentação dos alunos de violão da Fábrica Cultural, sob orientação do professor Fred Lincoln. Ao meio-dia, será a vez da exibição de karatê da ONG Formando Cidadão.
À tarde, a partir das 13h, o Projeto Zela Feliz leva atividades de integração para a comunidade. Em seguida, às 14h, o ritmo do forró toma conta da praça com Junior Menezes e Henrique Nascimento. O ponto alto da festa será às 15h, quando será cantado o parabéns em homenagem aos 74 anos de Caruara.
O encerramento fica por conta do samba, a partir das 16h, com o Projeto Samba dos Boleiros. No intervalo, haverá ainda samba de gafieira conduzido pelo professor Elias.
RIQUEZA AMBIENTAL
"O Caruara é um bairro único, marcado pela riqueza ambiental da Mata Atlântica e pela força cultural da sua comunidade. Preservar essa identidade, ao mesmo tempo em que celebramos suas tradições, é fundamental para garantir que as futuras gerações possam viver com orgulho da história deste lugar especial", ressaltou o prefeito regional da Área Continental, Beto Iglesias.
O aniversário é organizado pela Prefeitura Regional da Área Continental, unidade vinculada à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), com apoio da Secretaria de Cultura (Secult), da Sociedade de Melhoramentos de Caruara, do Turismo de Base Comunitária (TBC) e da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas (Uacep).
HISTÓRIA
Situado a cerca de 60 km do Centro Histórico de Santos, Caruara é um dos bairros mais tradicionais da Área Continental. Localizado entre o sopé da Serra do Mar e o Canal de Bertioga, no km 234 da Rodovia Rio-Santos, abriga aproximadamente seis mil moradores.
Marcado pela riqueza natural, o bairro preserva 1.317 km² de Mata Atlântica, com rios, cachoeiras e manguezais.
Sua origem remonta a 1951, com o loteamento da Fazenda Caruara, formada por 142 chácaras. O crescimento local ganhou força a partir da década de 1970, com a construção da Rodovia Rio-Santos.
Em 2002, o bairro conquistou uma data oficial para celebrar sua identidade: a Lei Municipal nº 2.078 instituiu o dia 25 de setembro como o “Dia de Caruara”.
Comentários: