Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade Uberlândia

Com metodologia iniciada na atual gestão, Prefeitura amplia em 85% a produção da Operação Tapa-buraco em Uberlândia

À frente da atividade, a Secretaria Municipal de Infraestrutura já tapou, em 2025, quase 70 mil buracos na cidade

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Com metodologia iniciada na atual gestão, Prefeitura amplia em 85% a produção da Operação Tapa-buraco em Uberlândia
Secretaria de Comunicação/PMU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), tem obtido resultados eficientes mês após mês desde a metodologia implementada pela gestão do prefeito Paulo Sérgio no início de 2025 (veja mais abaixo). A iniciativa tem o objetivo de otimizar e agilizar a execução dos serviços de recuperação asfáltica nas vias da cidade. De julho a outubro de 2024 foram tapados 14,8 mil buracos. No mesmo período de 2025, por exemplo, houve 27,5 mil fechamentos. Ou seja, um aumento de 85%, aproximadamente.

Outros números corroboram a efetividade do processo atual aplicado em todas as regiões de Uberlândia. Nos dez primeiros meses deste ano já foram tapados mais de 68 mil buracos. Apenas em outubro foram executados 8,9 mil fechamentos, cerca de 43% a mais que em setembro, sendo o maior em atividade no ano até o momento. Para alcançar o recorte atual, foram utilizadas, em média diária, 73 toneladas de massa asfáltica.

Prevenção

Publicidade

Leia Também:

Diariamente, as equipes da Seinfra atuam para mitigar a ocorrência de novos buracos nas vias da cidade, termo popularmente utilizado, sendo o estágio final do problema. Importante exemplificar que a origem de cada buraco começa a partir do momento que o ligante betuminoso do asfalto começa a ser oxidado, ocorrendo a perda dos finos e, em seguida, surgem fissuras, trincas, trincas em blocos, dentre outras disfunções, até o surgimento do buraco em si.

Sob este prisma, atacar a problemática nos estágios que antecedem o buraco significa agir preventivamente e, com isso, garantir mais segurança, trafegabilidade e qualidade aos usuários nos deslocamentos diários pelas vias públicas da cidade. Importante ressaltar, ainda, que, antes da execução da operação tapa-buraco, o núcleo de fiscalização da pasta faz o mapeamento dos bairros e das vias. Na sequência, são direcionadas as rotas e os mapas à empresa responsável pela operação in loco, que registra o antes e o depois de cada execução.

A metodologia

Todo o trabalho preventivo elaborado e executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, no período de estiagem, visa reduzir a ocorrência de novos buracos no período chuvoso. Com base no método atual, os serviços de recuperação asfáltica são realizados por eixo, priorizando vias com maior fluxo de veículos e adjacências. No planejamento da Seinfra, é traçado um quadrante a partir da rua ou avenida principal, para que os trabalhos possam beneficiar todo o entorno.

Essa iniciativa tem como objetivo não apenas melhorar a trafegabilidade, mas também aumentar a segurança de motoristas e pedestres, já que a manutenção das vias é essencial para prevenir acidentes e garantir locomoção mais confortável para todos que circulam por Uberlândia. A população pode indicar a necessidade do serviço nas ruas da cidade via Portal da Prefeitura, pela Interface do Serviço de Informação Municipal (SIM) e do Fale com o Governo: www.uberlandia.mg.gov.br/sim ou pelo telefone (34) 3239-2800.

 

FONTE/CRÉDITOS: secom
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.