A candidata à Prefeitura de Uberlândia pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dandara Tonantzin, disse nesta quinta-feira (26) ao MG1 sobre criar o programa “Renda Básica Municipal” para pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
"Temos fundos nacionais de combate a fome, à desigualldade, que podem ser acessados e assim não onerar o caixa da Prefeitura. Hoje há mais de 100 mil inscritos no Cadúnico. Desses, 40% recebem menos que um salário mínimo. Queremos combater a desigualdade, a fome, queremos avançar na igualdade e nas oportunidades para todos”.
Ela também falou sobre auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência que querem sair de casa, mas não tem condições para isso.
Dandara Tonantzin foi a quarta da série de entrevistas do MG1 com os postulantes à Prefeitura de Uberlândia. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio em acordo com representantes de todos os candidatos e segue até o dia 27 de setembro na seguinte ordem:
23/09: Daphiny Preta (PRTB)
24/09: Paulo Sérgio (PP)
25/09: Leonídio Bouças (PSDB)
26/09: Dandara (PT)
27/09: Gilberto Cunha
O MG1 começa às 11h45, e durante 15 minutos os candidatos poderão responder perguntas e apresentar as propostas de seus planos de governo sobre temas importantes.
As entrevistas ficarão disponíveis na íntegra no Globoplay.
Atenção à mulher
Dandara disse que pretende fortalecer a Delegacia da Mulher e ampliar os serviços e horário de atendimento da Casa da Mulher, além de auxílio financeiro para mulheres vítimas de violência.
“Queremos que as mulheres vítimas de violência recebam auxílio financeiro. Na maioria das vezes elas querem sair de casa, mas a dependência acaba impedindo isso. Por isso queremos criar o aluguel social. Estamos em uma cidade com R$ 5 bilhões de orçamento. O problema de Uberlândia não é dinheiro, temos que fazer escolhas e o mais importante é cuidar das pessoas”.
Moradia
A candidata afirma que vai fazer o maior programa habitacional da história, eliminando o déficit que a cidade tem hoje, de 40 mil pessoas, segundo Dandara.
"Vamos ampliar o Minha Casa Minha Vida e criar o Programa Casa Bonita, que vai apoiar a reforma de casas da população de baixa renda, garantindo habitação digna para todos".
Saúde
Dandara cita que vai transformar algumas Unidades Básicas de Saúde (UAIs) em centros de especialidades e da criação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de centro municipal de exames.
“Esse modelo de UAI é ultrapassado. Há recursos para financiar as construções de UPAs e de colocar o Samu para funcionar. Vamos ainda ampliar o hospital municipal que tem 200 leitos e pode ter 400 e a nossa relação com a UFU será outra, de parceria”.
Transporte
Dandara defende o uso da tecnologia a favor do transporte público e cita que vai criar um aplicativo de transportes para carros e entregas para aumentar a renda dos trabalhadores, além de implementar a tarifa zero aos domingo e feriados.
"Vamos trazer a tecnologia a favor do transporte público, e assim modernizar o sistema, por exemplo, pagando a passagem de ônibus pelo celular ou mesmo andar pela cidade sem precisar passar por terminais. O aplicativo de transporte municipal, que já funciona em Araraquara, terá uma taxa pequena e o motorista vai ganhar mais com esse serviço que será de qualidade".
Cultura
Se eleita, Dandara disse que vai criar o sambódromo municipal e que o local será definido pelas escolas de samba.
“Queremos uma cidade vida, potente culturalmente. Quero ter nos bairros concha acústica nas praças, vamos retomar o esporte, o lazer, a qualidade de vida das pessoas. Vamos criar um circuito que fortaleça as pessoas que fazem cultura, queremos shows e entretenimentos gratuitos nos bairros”.
Comentários: