Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Brasil

Desabamento de Ponte no Rio Tocantins Causa Contaminação e Interrompe Abastecimento de Água

Ácido sulfúrico e agrotóxicos presentes em caminhões agravam a situação e dificultam operações de resgate

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Desabamento de Ponte no Rio Tocantins Causa Contaminação e Interrompe Abastecimento de Água
Internet Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No domingo, 22 de dezembro de 2024, o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conectava os estados do Tocantins e Maranhão, resultou na queda de diversos veículos no rio Tocantins, incluindo caminhões carregados com substâncias perigosas como ácido sulfúrico e agrotóxicos.

As autoridades locais emitiram um alerta para que a população evite o consumo e o contato com as águas do rio na região afetada, devido ao alto risco à saúde pública e ao meio ambiente. A recomendação abrange municípios como Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, entre outros no Tocantins, e Estreito, Porto Franco, Campestre, no Maranhão.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) suspendeu temporariamente os sistemas de captação e tratamento de água em Imperatriz, solicitando que a população economize água até a normalização da situação. Caminhões-pipa estão sendo enviados para fornecer água em locais públicos, como unidades de saúde e delegacias.

Publicidade

Leia Também:

As operações de busca por desaparecidos foram interrompidas devido ao risco de contaminação química. Até o momento, há registro de uma pessoa falecida e 16 desaparecidas. Equipes técnicas dos estados do Tocantins e Maranhão, em parceria com órgãos competentes, estão monitorando a qualidade da água e planejando ações para conter a contaminação e remover os veículos submersos.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, após sobrevoar a área do acidente, declarou situação de emergência na região e anunciou a destinação de mais de R$ 100 milhões para a reconstrução da ponte e remoção dos escombros. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão avaliando as causas do desabamento e as medidas necessárias para a reconstrução, visando garantir a segurança da nova estrutura.

A população das áreas afetadas deve seguir as orientações das autoridades locais e evitar qualquer contato com as águas do rio Tocantins até que a situação seja considerada segura. As equipes de emergência continuam trabalhando para mitigar os impactos ambientais e restabelecer o abastecimento de água potável nas regiões atingidas.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Davi Arraz
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.