Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Sabado, 17 de Janeiro de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Paulo

Em ano de Copa do Mundo, Sesp trabalha com o futebol em várias frentes

Pasta promove a modalidade nos programas de incentivo e no calendário esportivo

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Em ano de Copa do Mundo, Sesp trabalha com o futebol em várias frentes
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De quatro em quatro anos, o futebol vira o centro das atenções no mundo. E em 2026, não será diferente. A Copa acontecerá pela primeira vez em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Por aqui, vai ter muita bola rolando dentro do ecossistema da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

A pasta promove a modalidade em vários contextos, desde projetos apoiados por lei de incentivo fiscal até campeonatos para jovens com idade até 17 anos. É futebol para todos os públicos, em todo o estado de SP.

Na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, plataforma de financiamento do Governo do Estado, são 22 projetos sociais em execução que trabalham com o futebol. Destaque para a Escola de Goleiro Camisa 1, em Americana, que se dedica a formar novos craques do gol. Do projeto, já saíram Léo Aragão, atualmente no Cruzeiro, e Daniel Fuzato, do Vasco da Gama.

Publicidade

Leia Também:

Programa Talento Esportivo, iniciativa que apoia atletas da base ao alto rendimento, atende hoje em seu catálogo 14 atletas de futebol de campo ativos, entre convencionais e portadores de deficiência.

Tem gol também no calendário esportivo da Sesp. O Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi é o único voltado exclusivamente para a modalidade e contempla cinco categorias: sub-11, sub-13 e sub-15 para o masculino, e sub-14 e sub-17 no feminino. Em 2025, a competição aconteceu simultaneamente em quatro municípios - São Manoel, Cajobi, General Salgado e Pacaembu - e reuniu 872 atletas. Além do José Astolphi, os Jogos Abertos do Interior, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos da Juventude também têm o futebol em sua grade de programação fixa.

"O futebol é a modalidade que movimenta as massas e da qual somos modelo de excelência para o resto do mundo. A Sesp contribui para esse movimento com suas ações e programas, e em 2026 não será diferente. Seguiremos trabalhando arduamente para levar a prática do futebol, recreativo e de alto rendimento, aos mais diversos cantos do nosso estado", afirma a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.

Por fim, a Sesp inaugurou desde janeiro de 2023 mais de 100 arenas lazer, equipamento composto por um campo de futebol society conjugado a uma quadra de basquete 3x3, e três campos de futebol, em um investimento que superou os R$ 100 milhões.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria de Esportes
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.