Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade Uberlândia

Hospital UMC de Uberlândia comemora um ano da primeira cirurgia robótica cardíaca

Em 2024, a instituição realizou 35 procedimentos de alta complexidade, contribuindo para a disseminação da técnica no Brasil e no exterior

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Hospital UMC de Uberlândia comemora um ano da primeira cirurgia robótica cardíaca
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.


Há um ano, o Hospital UMC, em Uberlândia, efetuou sua primeira cirurgia robótica cardíaca, estabelecendo um marco histórico para a medicina no estado. Desde então, a instituição, integrante da Oncoclínicas&Co, já realizou 35 operações com o auxílio da tecnologia avançada. Neste ano, em todo o Brasil, foram feitos 60 procedimentos, sendo Uberlândia (interior de Minas Gerais) responsável por 58% das operações. As intervenções englobam desde cirurgias cardíacas de alta complexidade, como revascularização do miocárdio, reparo de válvulas e correções congênitas, até outras técnicas minimamente invasivas. Entre os destaques realizados em 2023, estão os tratamentos para doenças arteriais coronarianas, uma das principais causas de morte no mundo.

Devido à precisão proporcionada pela tecnologia robótica, é possível abordar condições graves, como artérias bloqueadas, com maior segurança e eficiência. "Com o robô, os cortes são menores, o sangramento é reduzido, e a recuperação dos pacientes é significativamente mais rápida, permitindo o retorno às atividades habituais em até duas semanas", explica Paulo Cesar Santos, cirurgião robótico cardiovascular do Hospital UMC.

Além das condições cardíacas, o hospital também utiliza a técnica em cirurgias gerais, oncológicas, torácicas, ginecológicas, bariátricas e urológicas, ampliando os benefícios da abordagem minimamente invasiva a diversas especialidades.

Impacto da cirurgia robótica em Uberlândia

Desde a adoção da tecnologia, a unidade registrou um aumento de 18% nas indicações de cirurgias, reforçando sua posição como referência nacional e internacional. Com a realização de procedimentos cardíacos robóticos, o UMC é atualmente o único hospital de Minas Gerais, e um dos poucos na América Latina, a oferecer essa modalidade.

O UMC vem contribuindo para a disseminação do conhecimento técnico, recebendo mais de 40 cirurgiões de todo o país interessados em implementar a tecnologia em suas instituições. Paulo César explica que o impacto da inovação ultrapassou as fronteiras do Brasil.  " Durante o ano nós participamos de vários eventos internacionais e nacionais que deixaram a instituição em destaque, principalmente no Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardíaca, consolidando a nossa relevância no avanço da cirurgia robótica" finaliza.

Sobre a Oncoclínicas&Co

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.900 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico,
oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 144 unidades em 40 cidades
brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça.
Para mais informações acesse: www.grupooncoclinicas.com 

FONTE/CRÉDITOS: GA Comunicação
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.