Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 27 de Marco de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Motor em Ação

Lucro líquido da Volkswagen caiu mais de 30% em 2024

Queda é atribuída ao menor volume de vendas na China, principal mercado da montadora, e a um aumento dos custos fixos, como os relacionados à energia e ao processo de reestruturação do grupo.

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Lucro líquido da Volkswagen caiu mais de 30% em 2024
Sina Schuldt/dpa/picture alliance
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Volkswagen anunciou nesta terça-feira (11/03) que seu lucro líquido caiu 30,6% em 2024, em relação ao ano anterior, devido ao menor volume de vendas na China e a um aumento de seus custos fixos.

A montadora alemã registrou um lucro líquido de 12,39 bilhões de euros (quase R$ 80 bilhões), informou em comunicado. Por sua vez, a receita total aumentou em pouco menos de 1%, chegando a 324,7 bilhões de euros.

A líder do setor automotivo europeu enfrenta uma crise e um processo de reestruturação, tendo anunciado há alguns meses um plano de redução de custos para cortar 35 mil empregos na Alemanha.

Publicidade

Leia Também:

Queda da demanda

Após três anos de lucros excepcionais, as montadoras alemãs vêm sofrendo desde 2024 com a queda da demanda, o aumento dos custos, especialmente os relacionados à energia, e a concorrência acirrada das marcas chinesas, que estão mais bem posicionadas no segmento de carros elétricos.

Em meio a esse cenário, o grupo de dez marcas (incluindo Porsche, Skoda e Audi) entregou 2,3% menos carros, em comparação com 2023.

E, embora as vendas na América do Norte tenham crescido 6,4%, isso não foi suficiente para compensar o declínio na China (-9,5%), mercado número um da Volkswagen, onde tem cerca de um terço de suas vendas, mas vem perdendo participação.

Custos fixos

Além disso, os custos fixos aumentaram, tendo totalizado cerca de 2,6 bilhões de euros, em parte devido ao programa de reestruturação, incluindo os altos custos relacionados ao fechamento da fábrica da Audi em Bruxelas, entre outros.

O grupo investiu maciçamente em carros elétricos nos últimos anos, mas as vendas recentemente não corresponderam às expectativas, o que está prejudicando a lucratividade. Em 2024, as vendas caíram 3,4%, após uma década de crescimento.

No entanto o grupo sediado em Wolfsburg registrou um volume de negócios maior do que o esperado, com alta de 0,7%, para 324,66 bilhões de euros. Até 2025 a Volkswagen espera aumentar suas vendas em 5%.

FONTE/CRÉDITOS: DW Brasil
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.