O Parque Tecnológico de Santos agora é membro do Ocean Centres Brazil, uma plataforma global de colaboração multissetorial voltada à promoção de Economias Azuis mais seguras, sustentáveis e inovadoras. A iniciativa é conduzida pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, em parceria com a Lloyd’s Register Foundation, e conecta empresas, universidades, instituições públicas e organizações da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento sustentável e o cuidado ao oceano.
Com a filiação, articulada pela Caroline Fassina, o parque passa a integrar um ecossistema internacional que discute e propõe soluções em quatro áreas estratégicas: Transporte Marítimo & Portos, Pesca & Aquicultura, Energias Renováveis Offshore e Finanças & Investimentos.
BENEFÍCIOS
Entre os benefícios oferecidos estão: convites para até 10 workshops direcionados, sendo 8 nacionais e 2 internacionais; oportunidade de participação em diálogos, ingresso em redes de colaboração setoriais e internacionais; aquisição de know-how em ferramentas de boas práticas globais. São benefícios estrategicamente arquitetados pela rede para fortalecer a sustentabilidade e a segurança das operações relacionadas à economia do mar, em cada nação.
“Fazer parte do Ocean Centres Brazil reforça o compromisso do Parque Tecnológico de Santos com a inovação sustentável e com o fortalecimento da Economia Azul. Essa conexão internacional amplia nossas possibilidades de cooperação e acelera o desenvolvimento de soluções que geram impacto real para o porto, a cidade e o meio ambiente”, destaca Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos.
A adesão ao programa está alinhada à vertical da Economia Azul do Parque Tecnológico, liderada pela bióloga marinha Caroline, reforçando o papel do oceano e da biodiversidade marinha como ponto de convergência entre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, principalmente para cidades costeiras como Santos.“Quando colorimos de azul um termo tradicional como Economia, é pra fazer jus à missão que nos foi dada nesta geração, e considerar o cuidado ao Oceano e à água em cada inovação e tecnologia que desenvolvemos dentro de um parque tecnológico”, enfatiza Caroline, gestora de projetos do Parque.

Comentários: