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Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025
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Santos mostra como fazer a diferença e salvar vidas ao chamar o Samu

Manter a calma é muito importante no momento da chamada. Cidade possui 10 bases

Mônica Silva
Por Mônica Silva
Santos mostra como fazer a diferença e salvar vidas ao chamar o Samu
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Você sabia que é essencial manter a calma na hora de acionar o Samu e transmitir o máximo de detalhes sobre o estado da vítima? Faz toda a diferença na hora de salvar vidas!

O telefone 192 recebe chamados simultâneos e, para atender com prioridade os casos que demandam mais atenção, é importante que, inicialmente, o munícipe descreva a situação com o máximo de informações possível.

No início do chamado ao 192, o munícipe é atendido por um técnico auxiliar de regulação médica que faz perguntas básicas, como o nome, endereço da ocorrência, telefone para contato e informações sobre o ocorrido.

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Após este atendimento inicial, o cidadão é transferido para um médico regulador, que vai fazer perguntas mais específicas sobre o quadro do paciente para se certificar de que não se trata de um trote e definir a classificação de urgência.

“Informações corretas e com precisão são essenciais para o médico regulador que irá averiguar o caso. Além disso, a calma é muito importante, a pessoa que ligar precisa ouvir atentamente a equipe do Samu, além de que, o primeiro contato com o 192 — o atendente que falará com o paciente ou acompanhante — não é diretamente com alguém da área da saúde”, explicou Marcelo Ismail, responsável pelo Samu em Santos.

“Os dados são coletados pelo telefonista que atende o paciente e logo são passados para o médico regulador que irá classificar rapidamente o nível de gravidade do incidente” explica Carlos Alberto Yoshimura, médico regulador do Samu.

São essas informações que vão contribuir para a classificação do chamado pelo Samu, que pode ser incluído em um dos códigos abaixo:

  • Vermelho -  risco de morte iminente: tempo-resposta de até 15 minutos

  • Laranja -  casos de risco: tempo-resposta de 30 minutos

  • Amarelo: tempo resposta de até  60 minutos

  • Verde: tempo-resposta de até 120 minutos

  • Azul: tempo-resposta de até 4 horas. 

 

Com a classificação de urgência definida, a ocorrência é transferida para o rádio operador que encaminha as ambulâncias.

 

Problemas cardiorrespiratórios

Situações de intoxicação (produtos químicos, veneno, medicação)

Queimaduras graves; - Afogamentos (em conjunto com o Corpo de Bombeiros – 193)

Na ocorrência de maus-tratos (em conjunto com a Polícia Militar - 190)

Trabalhos de parto com risco de morte da mãe e do feto

Crises hipertensivas

Acidentes/trauma com vítimas (em conjunto com Bombeiros – 193)

Tentativa de suicídio (em conjunto com PM – 190 ou Bombeiros - 193)

Surtos psiquiátricos (em alguns casos, em conjunto com PM – 190)

Violência sexual/agressão (em conjunto com PM – 190)

Situações de choque elétrico (em conjunto com Bombeiros – 193)

Acidentes com produtos perigosos (com Bombeiros – 193)

 

Boqueirão (Av. Bartolomeu de Gusmão, em frente à Av. Conselheiro Nébias)

Rádio Clube (Praça Jerônimo La Terza s/nº)

Nova Cintra (Av. Santista, 1.308)

Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)

São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)

Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 241)

Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 140)

Ponta da Praia (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)

UPA da Zona Leste (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)

Castelo (Complexo Hospitalar da Zona Noroeste - R. Ministro Agamenon Magalhães s/nº).

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Santos
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Mônica Silva

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