Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 11 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Cidade São Bernardo do Campo

São Bernardo realiza evento sobre saúde mental para profissionais da rede de saúde

Palestra e roda de conversa tiveram como objetivo criar espaço de escuta e cuidado para quem cuida da população todos os dias

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
São Bernardo realiza evento sobre saúde mental para profissionais da rede de saúde
Patrícia Ribeiro
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta quinta-feira (10), o evento "Cuidado que aproxima, compromisso de todos, vidas que importam". A atividade técnico-científica teve como objetivo criar um espaço de escuta, acolhimento e cuidado para os profissionais da rede municipal de saúde. Com o mote "cuidar de quem cuida", o encontro contou com palestra e roda de conversa e reuniu cerca de 300 pessoas.

Compuseram a mesa solene o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn; os secretários adjuntos de Saúde, Dr. Romero Lima, Dra. Sabrina Maradei e Dra. Loretha Felippini Rodrigues; a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Dra. Marcia Xavier de Lacerda; a diretora do Departamento de Atenção Básica, Dra. Debora Durante; a diretora do Departamento de Administração, Aparecida Tunes; a diretora do Departamento de Apoio à Gestão do SUS, Millena Rodrigues; o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Misael Blanco; e o gerente de Enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo, Carlos Antonio dos Santos.

COBRANÇA

Publicidade

Leia Também:

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou a importância de voltar o olhar para a saúde mental dos profissionais que, diariamente, se dedicam ao cuidado da população. "Todas as cobranças da nossa rotina, a nossa própria cobrança, fazem com que muitas vezes a gente se compare e se sinta triste. Esse é um momento para nos olharmos, nos acolhermos e tentarmos levar a vida com mais leveza", pontuou.

A diretora do Departamento de Atenção Especializada, Dra. Marcia Xavier de Lacerda, também reforçou a importância de ampliar o cuidado para além dos pacientes e territórios atendidos pela rede. Durante sua fala, convidou os presentes a fechar os olhos e pensar em alguém que está muito cansado.

"Essa pessoa está conosco, aqui, na nossa UBS, no nosso local de trabalho, ou podemos ser nós mesmos. O 'cuidado que aproxima' não é só com nossos pacientes, com nosso território, é também com quem está ao nosso lado, é também com a gente", afirmou.

"Estamos cuidando de quem cuida? Vamos sair daqui hoje mais informados, mas também quero convidar para que todos nós estejamos mais disponíveis", completou.

O gerente de Enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo, Carlos Antonio dos Santos, propôs uma dinâmica aos participantes. Em duplas ou trios, os profissionais deram as mãos e se comprometeram a honrar todo o esforço realizado ao longo de suas jornadas pessoais e profissionais.

"Estamos muitas vezes mais perto das pessoas do nosso trabalho do que da nossa família, então vamos sempre lembrar de expandir o cuidado para além dos pacientes, mas para todos nós", concluiu.

PALESTRA E RODA DE CONVERSA

Após a mesa de abertura, a psicóloga e professora do Centro Universitário Faculdade de Medicina ABC, Ingrid Bertollini Lamy, apresentou a palestra "Entre cuidar e se cuidar – como construir um ambiente de trabalho que também cuida de quem cuida".

Na sequência, foi realizada uma roda de conversa, mediada pelo psicólogo Daniel Marques Pessoa Siqueira, que atua na rede pública de saúde de São Bernardo desde 2013.

As atividades proporcionaram momentos de diálogo, escuta e troca de experiências, estimulando a reflexão coletiva sobre os temas apresentados. O encontro também foi marcado pela interação entre os profissionais, pelo compartilhamento de conhecimentos e pela construção conjunta de ideias e práticas voltadas ao cuidado em saúde mental.

SETEMBRO AMARELO

As unidades de Saúde de São Bernardo contam com uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Nesta sexta-feira (11), será realizado, no Parque da Juventude Città Di Maróstica, o evento "Cuidado que aproxima, compromisso de todos, vidas que importam", desta vez voltado à população em geral. Das 9h às 15h, serão promovidas diversas atividades com foco na promoção da saúde mental.

A programação completa das ações realizadas pelas unidades de saúde está disponível em encurtador.com.br/qTjV 

FONTE/CRÉDITOS: Aline Melo

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Cidade a Cidade
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR