Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 06 de Novembro 2026
Cidade Uberlândia

85% dos empregadores em Minas têm dificuldade para encontrar profissionais; evento em Uberlândia debate soluções

Imersão RH em Movimento, promovida pelo Instituto Projeto de Vida no dia 11 de novembro, reunirá especialistas para discutir contratação, desenvolvimento e retenção de talentos

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
85% dos empregadores em Minas têm dificuldade para encontrar profissionais; evento em Uberlândia debate soluções
divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

 

Encontrar profissionais com o perfil adequado tornou-se um dos principais desafios das empresas brasileiras. Em Minas Gerais, 85% dos empregadores pesquisados afirmam enfrentar dificuldades para contratar, percentual superior à média nacional de 80%. Os dados são da Pesquisa de Escassez de Talentos 2026, realizada pelo ManpowerGroup, e revelam um problema que vai além da oferta de vagas: a dificuldade de encontrar pessoas com as competências técnicas e comportamentais exigidas pelas organizações. 

O desafio se torna ainda mais complexo diante das transformações do mundo do trabalho. Segundo o relatório Future of Jobs 2025, do Fórum Econômico Mundial, 39% das habilidades atualmente utilizadas pelos profissionais deverão mudar ou se tornar ultrapassadas até 2030. Nesse cenário, atrair, selecionar, desenvolver e reter talentos exige das empresas novas estratégias e uma compreensão mais ampla sobre o perfil dos profissionais. 

É para discutir essas questões e, principalmente, compartilhar soluções que possam ser aplicadas no dia a dia das organizações que o Instituto Projeto de Vida (IPV), com apoio da ACIUB, da UNA e da Etalent, promove, no dia 11 de novembro, em Uberlândia, a Imersão RH em Movimento – Do desafio à prática. O encontro será realizado das 13h30 às 18h30, no Centro Universitário UNA, reunindo especialistas de empresas, instituições de ensino e organizações que atuam diretamente com gestão de pessoas. 

A programação abordará questões que estão no centro das decisões dos departamentos de Recursos Humanos, como atração, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos, identificação de perfis comportamentais, fortalecimento da marca empregadora e adaptação às mudanças do mercado de trabalho. Com uma proposta voltada à troca de experiências e aprendizados práticos, a imersão busca transformar desafios recorrentes da gestão de pessoas em discussões e soluções aplicáveis à realidade das empresas. 

Para a presidente executiva do Instituto Projeto de Vida, Raquel Garcia, a dificuldade de contratação também exige uma reflexão sobre a maneira como empresas e instituições de formação se relacionam. "Quando uma empresa não consegue preencher uma vaga e, ao mesmo tempo, existem pessoas buscando uma oportunidade de trabalho, precisamos entender o que está faltando nessa conexão. Muitas vezes, não se trata apenas de conhecimento técnico, mas de competências comportamentais, expectativas e preparo para os desafios da função. Precisamos aproximar quem forma de quem contrata, compreender melhor as necessidades das empresas e criar oportunidades reais para que os profissionais possam desenvolver seu potencial. É essa discussão que queremos provocar", destaca Raquel. 

Desafios e soluções na prática

Entre os destaques da programação está a discussão sobre marca empregadora e atração de talentos, conduzida por Mariá Menezes, diretora de Pessoas e Culturas da Sankhya. Outro tema será a importância do perfil comportamental no recrutamento e seleção, com Liliana Sebusiani, da eTalent, que abordará a metodologia DISC, utilizada para compreender características comportamentais e apoiar a gestão de pessoas.

O Instituto Projeto de Vida também levará ao debate sua experiência na formação e preparação de profissionais. Raquel Garcia e Michelle Reis, coordenadora de Recursos Humanos do IPV, conduzirão o momento "Do potencial à oportunidade", dedicado à relação entre qualificação, identificação de competências e acesso ao mercado de trabalho. 

Os desafios compartilhados pelas empresas e as soluções encontradas na gestão de pessoas serão discutidos em um painel com Pedro Souza, líder da área de Cultura e Performance da Blips; Camila Tirso, advogada e vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Uberlândia; e Bianca Estrela, gerente de Gestão de Pessoas da Politriz. A mediação será de Danielle Akemi, fundadora da TECHERS. 

A aproximação entre formação acadêmica e necessidades das empresas também estará em pauta, com a participação de Mitie Maemura, professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/UFU), Nayara Rúbio, gerente de campus da UNA Uberlândia e Bianca Lima, gerente de RH da Aciub. O debate terá mediação de Ferdinando Kun, sócio da Romap Seguros e líder da comunidade de Inovação e Tecnologias de Udi. 

O encerramento ficará a cargo de Ricardo Rocha, empreendedor, investidor, mentor, palestrante e escritor, que abordará o tema "Adaptagilidade: mudanças e desafios do mundo do trabalho", trazendo reflexões sobre a capacidade de adaptação de profissionais e organizações diante de cenários em constante transformação. 

A realização da imersão está alinhada à atuação do Instituto Projeto de Vida na promoção da empregabilidade. Por meio de iniciativas como o Programa Carreira, que oferece formação profissional gratuita, e o Banco de Talentos, que aproxima pessoas capacitadas pelo Instituto das oportunidades disponíveis nas empresas, a organização busca contribuir para reduzir a distância entre qualificação e contratação. 

Sobre o Instituto Projeto de Vida

Fundado em 2018, em Uberlândia, o Instituto Projeto de Vida é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua nas áreas de educação, capacitação profissional e inclusão social. O IPV conecta pessoas, empresas, voluntários e instituições para criar melhores caminhos e ampliar oportunidades para crianças, jovens e adultos.

 

SERVIÇO

Evento: Imersão RH em Movimento – Do desafio à prática

Data: 11 de novembro (quarta-feira)

Horário: das 13h30 às 18h30

Local: Centro Universitário UNA – Alameda Paula Margonari, 59 – Gávea, Uberlândia

Ingresso social: R$ 150

Inscrições: https://www.sympla.com.br/imerso-rh-em-movimento__3631959

 

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: serifa

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Cidade a Cidade
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.