Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Segunda-feira, 18 de Maio de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Bernardo do Campo

Ação em feira da Paulicéia, em São Bernardo, oferece prevenção e promoção de saúde 

Primeira edição do "Saúde na Feira" traz informações sobre acondicionamento de alimentos, leitura correta de rótulos, combate à dengue, cuidados com animais peçonhentos e busca ativa de tuberculose

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Ação em feira da Paulicéia, em São Bernardo, oferece prevenção e promoção de saúde 
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Você sabe que os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira? Que para descongelar alimentos, eles não devem ser deixados em temperatura ambiente? O que fazer em caso de incidente com animal peçonhento? Quais são os sintomas da tuberculose? Essas e muitas outras informações foram levadas para o público que esteve, nesta quinta-feira (19/3), na feira livre da Rua Gino Amadei, no bairro da Paulicéia, em São Bernardo, por meio da ação "Saúde na Feira".
 
Esta foi a primeira edição do ano e a próxima está marcada para abril, na região da UBS (Unidade Básica de Saúde) Demarchi. A iniciativa é realizada pelo Núcleo em Vigilância em Saúde, do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, em parceria com a Atenção Básica e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Foram realizadas 596 ações de orientações e 27 profissionais participaram das atividades.
Publicidade

Leia Também:

 
Tendas foram montadas para que a população pudesse ver, entre outras coisas, espécimes de animais peçonhentos e/ou que transmitem doenças, como ratos e escorpiões; um microscópio para observar a larva do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses; uma réplica de geladeira para aprender como acondicionar os alimentos de maneira segura; embalagens diversas para aprender a fazer a leitura dos rótulos e consequentemente, escolhas mais saudáveis.
 
PREVENÇÃO
 
A articuladora do Núcleo em Vigilância da UBS Paulicéia, Nayra Mancini, explicou que o objetivo principal é trazer os serviços e as orientações de saúde mais próximos da comunidade. "Esse contato mais direto mostra que a saúde está além dos muros das UBS, dos hospitais", pontuou. "Quando a gente faz essas abordagens, trabalhamos a promoção e a prevenção, e isso reduz o número de casos de doenças que vão chegar na rede", destacou o articulador do núcleo da UBS Planalto, José Ailton Alves de Oliveira.
 
ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e profissionais da UBS Paulicéia também entregaram hipoclorito de sódio para quem estava na feira, produto utilizado para higienização de frutas, verduras e legumes, além de passar orientações e fazer a busca ativa da tuberculose, uma vez que, em março, se intensificam as ações de prevenção à doença. "Estamos orientando sobre os sintomas, sobre quando procurar atendimento médico, como acessar os serviços de saúde", detalhou a enfermeira Vania Romaqueli.
 
A dona de casa Sonia Esperandio, de 69 anos, aproveitou a ida à feira para receber as orientações dos agentes do Núcleo em Vigilância. "É muito bom, porque só vou na UBS para tomar vacina, e aqui na feira a gente tem mais um tempo, consegue ter acesso a essas informações. Foi ótimo", elogiou. Jaci Santos de Almeida, 66, e Marilda Foganholi, 69, aproveitaram para levar para casa o hipoclorito. "Temos convênios e aí a gente acaba indo menos na UBS. Aqui na feira já ajuda", afirmou Jaci.
FONTE/CRÉDITOS: Aline Melo
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.