Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Sabado, 15 de Marco de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Bernardo do Campo

Após pré-estreia na Feira da Reforma Agrária, filme "Olhar de Cícera" ganha as telas em São Paulo, ABC e Campinas

Da diretora Melina Soulz, filme que retrata o dia a dia, histórias e desafios de moradores do acampamento do MST Marielle Vive, recebeu a nomeação no LA Independent Women Film Awards

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Após pré-estreia na Feira da Reforma Agrária, filme
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Filme “Olhar de Cícera”, cuja pré-estreia foi realizada na Feira da Reforma Agrária Neusa Paviano em 2024 em Campinas, abre 2025 com agenda de exibições nas cidades de São Paulo, ABC e Campinas. De forma independente e coletiva, as exibições do filme serão gratuitas e abertas ao público em geral.

Produzido pela atriz e diretora Melina Soulz, por meio do PROAC, o filme recebeu a nomeação no LA Independent Women Film Awards. Para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer a obra, a equipe está realizando uma vaquinha online angariando recursos que possam contribuir nessa nova etapa do projeto.

Com uma equipe reduzida, as gravações ocorreram em um ambiente intimista, permitindo que os personagens se sentissem à vontade para receber a equipe em suas casas e compartilhar suas vidas.

Publicidade

Leia Também:

Estreante como diretora geral, Melina Soulz compartilha que “O filme nasceu em 2019 numa visita minha e do meu pai no acampamento Marielle Vive!. A gente tinha interesse em conhecer mais de perto o movimento. Foi lá que me encantei pela Cícera, por seus amigos e fui tocada pelas histórias que ouvi. Entendi que muitos, assim como eu, não têm a menor ideia da realidade de pessoas que escolhem viver em acampamentos e assentamentos. Em 2022, ganhamos o edital do Proac e com essa verba produzimos e finalizamos o filme. Agora nosso desafio é fazer com que o público tenha acesso a essas histórias. Seremos eternamente gratos pela hospitalidade dos nossos amigos do acampamento Marielle Vive!. Fazer esse filme transformou a vida de muitos de nós.”

Para o primeiro trimestre, a equipe já confirmou algumas datas de exibições do filme, conforme abaixo:

 

*Próximas exibições confirmadas*

Março

9/3 - TEATRO ELIS REGINA - SBC / Horário: 18h - Informações no link: https://linktr.ee/olhardecicera

13/3 - ARMAZÉM DO CAMPO - SP

26/3 - SINDICATO JORNALISTAS - SP

28/3 la Red de Cineclubes - Ecuador

 

Abril

3/4- Cine Teatro Carlos Gomes - Santo André

16/04 - Unicamp - Campinas

23/4 Carlos Reichenbach do MariAntonia - USP - SP

 

Para acessar o trailer, clique aqui.

Vaquinha Online - Olhar de Cícera – clique aqui: O Filme! | Kickante

 

Sinopse: “Olhar de Cícera” mergulha no cotidiano dos moradores do acampamento do MST Marielle Vive! em Valinhos, São Paulo. A narrativa é guiada por Cícera Alves Bezerra, uma professora aposentada que decidiu deixar a segurança do seu lar para criar uma nova história e ressignificar sua existência. Através da perspectiva de Cícera, o documentário revela a vida das pessoas que escolheram viver neste espaço, destacando seu respeito pela terra e pelo meio ambiente. O filme mostra como é possível estabelecer formas colaborativas de relacionamento e promover verdadeiras transformações sociais. 

“Olhar de Cícera” passou por inúmeras mudanças ao longo do processo criativo, que se estendeu por quase cinco anos. “Foram muitos os desafios enfrentados durante todo o processo, assim como muitos os ‘presentes’ recebidos: as pessoas que conhecemos, as histórias que ouvimos e os colegas de profissão com quem tivemos a oportunidade de trabalhar. Seremos eternamente gratos pela hospitalidade dos nossos amigos do acampamento Marielle Vive!. Contar essas histórias transformou a vida de muitos de nós.”

Sobre a Produtora:

Culturalistas Produções é uma produtora especializada no desenvolvimento de projetos culturais, produção de conteúdo e captação de recursos. Iniciou suas atividades em maio de 2018. No seu portfólio está o longa-metragem “Olhar de Cícera”, a circulação do espetáculo de dança “Alice’s no País Adaptado?” e o piloto da série “Sem Plano B”, disponível gratuitamente no YouTube com mais de 10 mil views. Atualmente, a produtora tem 9 projetos aprovados em leis de incentivo, todos em fase de captação de recursos.

Sobre a Diretora:

Melina Soulz é atriz, diretora e produtora. É sócia fundadora da Culturalistas Produções e foi diretora geral do longa-metragem “Olhar de Cícera”. Como atriz, esteve no filme “Esposa de Aluguel” na Netflix e na série “Pico da Neblina” na HBO, além de diversos curtas-metragens, campanhas publicitárias e esquetes para a internet. Atuou como produtora executiva, diretora de produção e assistente de direção em videoclipes de artistas renomados como Leo Santana, Pedro Sampaio, Zé Felipe e Virgínia, Vitão, Dennis DJ e MC Davi. Pela Culturalistas, foi responsável pelos espetáculos: Carlota Joaquina (teatral) e Alice’s no País Adaptado (dança). Em sua formação, Melina cursou “Film Business” com a Bravi (2024), Gestão em Negócios do Audiovisual com ESPM e Itaú Cultural (2023), “Produção Executiva” na Academia Internacional de Cinema e “Produção Cultural” na Fundação das Artes de São Caetano (2020), além de “Atuação e Direção para o Cinema” na Academia Internacional de Cinema e “Atuação e Direção” na La Film.

“Olhar de Cícera” é mais do que um documentário; é uma celebração da resistência e da esperança através da força da comunidade.

FONTE/CRÉDITOS: Camila Vech
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.