São Bernardo iniciou nesta quarta-feira (24/6) sua participação na 68ª edição dos Jogos Regionais, disputada na Praia Grande, litoral de São Paulo, com uma das maiores delegações da competição. Ao todo, a equipe da cidade conta com uma delegação formada por 409 integrantes, sendo 352 atletas, 47 membros de comissões técnicas e 10 profissionais de staff, o que reafirma a vocação esportiva do município e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte em todas as suas vertentes.
Os representantes de São Bernardo irão competir em 18 das 24 modalidades previstas para o torneio, demonstrando a amplitude do trabalho realizado no esporte de alto rendimento e na formação de atletas. Os primeiros atletas do município entraram em ação já nesta quarta-feira nas disputas de xadrez, basquete e futsal, dando início a busca por medalhas e vagas para os Jogos Abertos do Interior, principal competição poliesportiva do Estado de São Paulo, que ocorre em outubro, na cidade de Votuporanga.
O prefeito Marcelo Lima reforçou o compromisso da gestão com o esporte, destacando o protagonismo da cidade nos Jogos Regionais. "São Bernardo acredita no esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento humano e transformação social. No ano passado, voltamos a figurar entre os três melhores municípios dos Jogos Regionais, resultado que demonstra esse avanço. E, mais uma vez, desejamos todo sucesso aos nossos atletas."
"Chegamos aos Jogos Regionais com uma política pública voltada ao fortalecimento do esporte, à valorização dos atletas e à ampliação de oportunidades para jovens talentos. O município tem se destacado desde janeiro de 2025 pelos investimentos em infraestrutura esportiva, programas de formação e apoio às equipes competitivas, voltando a ser uma das principais potências esportivas do Estado", celebrou Maurício Cardozo, secretário municipal de Esportes e Lazer.
REGIONAIS
Realizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os Jogos Regionais reúnem, neste momento, municípios da 1ª Região Esportiva, que engloba cidades do Grande ABC, Baixada Santista e Região Metropolitana: Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santo André, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Bernardo, São Caetano, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Neste ano, as disputas ocorrem em Praia Grande, que volta a sediar uma etapa da competição após mais de duas décadas. A cerimônia oficial de abertura será realizada nesta quinta-feira (25), às 19h, na Arena Torcida PG, com entrada gratuita para o público.
São esperados na cidade mais de 3 mil atletas de 19 municípios, que competirão por medalhas nas categorias sub-21 e livre em 24 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, biribol, bocha rafa, capoeira, ciclismo, damas, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, futsal, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os atletas e equipes campeões e vice-campeões se classificam automaticamente para os Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", que se dará de 8 a 18 de outubro, em Votuporanga.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se