A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão do prefeito Marcelo Lima, iniciou uma ação conjunta para limpeza e organização da fiação aérea na cidade, com foco na remoção de cabos inutilizados e no combate à poluição visual. Como parte das iniciativas do Programa Cidade Linda de Viver, a operação, realizada em parceria da Secretaria de Justiça, Procon Municipal e Enel, começou na noite desta segunda-feira (3/11) pela Rua Jurubatuba, abrangendo a retirada de fios abandonados, clandestinos ou em excesso nos postes do município.
O cronograma de ação prevê a continuidade dos trabalhos nas avenidas Lucas Nogueira Garcez e Faria Lima. "Cuidar da cidade e mantê-la limpa também passa por eliminar fios que não têm mais utilidade. Essa ação conjunta demonstra nossa preocupação em garantir que os postes sejam utilizados apenas por serviços regulamentados", afirmou o prefeito Marcelo Lima.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, o próximo passo será a notificação, pela Enel, das empresas de telecomunicações para regularização da fiação. "Após a notificação, as empresas terão 30 dias para apresentar retorno sobre as medidas adotadas", emendou o prefeito.
A remoção de fios inativos ou em excesso é considerada essencial também para reforçar a segurança pública, evitando acidentes causados por cabos rompidos e energizados em calçadas e vias, além de contribuir para a melhoria da paisagem urbana.
OUTRAS AÇÕES
No início do ano, a Prefeitura de São Bernardo implementou também um plano de ações para combater o furto de cabos e fios semafóricos, substituindo materiais de cobre por alumínio e ampliando a fiscalização. Essas medidas fortalecem a segurança e a organização da rede.
A Secretaria de Segurança tem intensificado rondas periódicas em pontos com maior incidência de furtos e destaca a importância do combate ao comércio ilegal de metais, fator determinante para desestimular essa prática criminosa. Mesmo com o reforço nas operações, a participação da população previne novos casos. Denúncias de furtos ou situações suspeitas podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

Comentários: