A automação no campo não é mais uma tendência, é uma realidade que já está mudando a forma como as operações agrícolas são realizadas. Segundo relatório da McKinsey & Company (2024), estima-se que a automação agrícola pode aumentar a produtividade das culturas em até 30%, nos próximos 10 anos, além de reduzir os custos de produção em até 25%.
Essa revolução é especialmente relevante para o Brasil, onde as dimensões continentais do território e as variações climáticas exigem soluções que otimizem os recursos disponíveis e aumentem a eficiência. A robotização agrícola também reduz custos com mão de obra e minimiza o impacto ambiental, otimizando o uso de insumos, como pesticidas e fertilizantes.
Nesse sentido, a PTx, marca de soluções agrícolas digitais e de alta precisão do Grupo AGCO, reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência no campo com o piloto automático para tratores e máquinas agrícolas, que garantem navegação precisa e otimização do uso da área plantada. Tais sistemas proporcionam aos produtores rurais maior rentabilidade, sustentabilidade e facilidade de operação, elevando a agricultura de precisão a um novo patamar.
Com tecnologia de ponta, os produtos PTx Trimble utilizam sinais de correção GNSS de alta precisão, como o CenterPoint RTX, que assegura posicionamento centimétrico de até 2,5 cm, muito superior ao GPS convencional. Esse sinal é enviado em tempo real ao piloto automático, que ajusta continuamente a direção da máquina com correções rápidas e precisas, eliminando erros e sobreposições nas linhas de plantio.
Entre os destaques está o sistema de direção assistida EZ-Pilot® Pro, que oferece uma operação intuitiva e eficiente, permitindo que o produtor maximize a área cultivável e melhore a uniformidade do plantio. Essa tecnologia reduz desperdícios de sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas.
Além do ganho em produtividade, os sistemas da PTx Trimble são compatíveis com diferentes marcas e modelos de equipamentos, graças à plataforma integrada que utiliza o protocolo de comunicação ISOBUS. Isso oferece flexibilidade ao agricultor para incorporar tecnologias novas sem abrir mão dos equipamentos já existentes em sua frota.
"Nossos sistemas de piloto automático tornam o dia a dia no campo mais simples e eficiente, fornecendo mais controle e precisão para os produtores. É a combinação perfeita de tecnologia e sustentabilidade para impulsionar o agronegócio brasileiro", reforça Giancarlo Fasolin, gerente sênior de Marketing Estratégico da PTx América do Sul.
A marca também oferece uma linha completa de monitores da família GFX, que fornecem interfaces intuitivas para controle de plantio, pulverização e outras operações agrícolas, integrando dados em tempo real para uma gestão agrícola inteligente e conectada.
Sobre a PTx
Criada em 2024, a PTx é uma marca global de soluções de agricultura de precisão. O portfólio PTx, com produtos Precision Planting e PTx Trimble, entrega soluções agrícolas de precisão totalmente compatíveis com todas as marcas do mercado e abrangem as necessidades dos agricultores em todo o ciclo da cultura - conectando, controlando, orientando e gerenciando dados. As soluções PTx de retrofit e de fábrica apoiam o agricultor a tornar seu negócio mais rentável, são plataformas que se comunicam entre si e contribuem no aumento de produtividade, redução de custos e potencialização de recursos. Para mais informações, visite: www.ptxag.com
Sobre a AGCO
AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão. A AGCO oferece valor para agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente 11,7 bilhões de dólares em 2024. Para mais informações, visite www.agcocorp.com.

Comentários: