Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Segunda-feira, 20 de Abril de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cultura e Lazer

Em passagem pelo Brasil, Rui Tavares, escritor e podcaster português participa de eventos em João Pessoa e Brasília

Dia 30/11, o autor integra mesa no Festival Literário da Paraíba, e no dia 01/12 participa de evento na Livraria Platô

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Em passagem pelo Brasil, Rui Tavares, escritor e podcaster português participa de eventos em João Pessoa e Brasília
Nuno Ferreira Santos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Historiador, ensaísta e fundador de um partido político em Portugal, Rui Tavares ganhou mais notoriedade com o podcast Agora, agora e mais agora, programa produzido pelo jornal Público entre março e junho de 2020, ao longo dos primeiros meses da pandemia de Covid-19. O programa percorre mil anos de história europeia e global por meio de uma compilação de narrativas de pessoas de épocas variadas reagindo a desafios de seu tempo. Da Ásia Central ao Mediterrâneo, Tavares recupera um Iluminismo perdido no Oriente, passa pela Peste Negra e por Robinson Crusoé, até chegar na Declaração Universal dos Direitos Humanos.  Tudo isso para tentar responder à pergunta que o historiador português recupera do passado de sua própria família, e que primeiro foi formulada por sua bisavó: “Agora, agora e mais agora?” Os episódios estão reunidos em um livro homônimo lançado em julho pela Tinta-da-China Brasil.

No sábado, dia 30 de novembro, Tavares fala sobre esse livro e suas outras obras no 1º Festival Literário da Paraíba (FliParaíba), na capital João Pessoa. Ele participa da mesa "Harmonia e Sustentabilidade - Territórios da palavra, nossas histórias e identidades", ao lado do conterrâneo José Manuel Diogo e do angolano José Eduardo Agualusa. O tema do festival é “Camões 500 anos - uma nova cidadania para a língua”. O festival tem o objetivo de promover a literatura paraibana, o intercâmbio entre escritores do Brasil com outros de países lusófonos, além de estimular nos jovens o hábito da leitura e da produção literária.

No domingo, 1º de dezembro, o autor voa para Brasília onde participa de um lançamento do livro Agora, agora e mais agora na Livraria Platô. O evento contará com bate-papo do autor com o cientista político Mathias Alencastro, seguido de sessão de autógrafos.

Publicidade

Leia Também:

Outros dois títulos do autor integram o catálogo da Tinta-da-China Brasil: Esquerda e direita: guia histórico para o século XXI e O pequeno livro do Grande Terremoto - sobre os 250 anos do evento geológico que moldou a cidade de Lisboa.

 

 

Eventos com Rui Tavares:

1º Festival Literário Internacional da Paraíba - FliParaíba

Mesa Territórios da palavra, nossas histórias e identidades com José Eduardo Agualusa, José Manuel Diogo e Rui Tavares

Sábado, 30/11, às 16h

Centro Cultural São Francisco, João Pessoa

 

Lançamento de Agora, agora e mais agora em Brasília

Bate-papo com Rui Tavares, mediação do cientista político Mathias Alencastro

Domingo, 01/12, às 17h

Livraria Platô

CLS 405, Bloco A, Loja 12. Asa Sul, Brasília

FONTE/CRÉDITOS: a4&holofote comunicação
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.