Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Terça-feira, 28 de Abril de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Paulo

Em São Paulo, exposição fotográfica mostra impacto das mudanças climáticas sobre vida de pessoas refugiadas

Iniciativa do ACNUR apoiada pela CPTM pode ser vista entre até o dia 23 de novembro na estação Barra Funda, com chamadas nos monitores instalados nas estações da companhia

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Em São Paulo, exposição fotográfica mostra impacto das mudanças climáticas sobre vida de pessoas refugiadas
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Entre os dias 7 e 23 de novembro, usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serão convidados a refletir sobre como os eventos climáticos extremos impactam com ainda mais intensidade a vida de milhões de pessoas refugiadas em todo o mundo. A exposição fotográfica “Perder tudo. Novamente. O impacto de eventos climáticos extremos em pessoas forçadas a se deslocar” estará instalada na estação Palmeiras-Barra Funda e também será exibida nos monitores disponíveis nas estações da companhia.

A iniciativa é da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e conta com apoio da CPTM para trazer à luz um dos temas que será levado no mesmo período para a COP30, em Belém (PA). A mostra fotográfica apresenta histórias reais de pessoas refugiadas e deslocadas que, mesmo após fugirem de guerras, perseguições ou violência, enfrentaram novas tragédias causadas por desastres ambientais — como enchentes, secas severas ou terremotos — em diferentes partes do mundo.

“Apenas em 2024, tivemos o registro de ao menos 150 eventos climáticos extremos ao redor do mundo. Os países e regiões onde esses eventos acontecem são também os que mais concentram atualmente pessoas que já haviam sido forçadas a se deslocar anteriormente. São pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, que enfrentam ainda mais riscos e desafios para recomeçarem suas vidas”, afirma Davide Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil.

Publicidade

Leia Também:

A exposição é também um convite à empatia e à ação. Ao apresentar histórias de quem precisou recomeçar mais de uma vez, ela lembra da importância de garantir que todas as pessoas — especialmente as mais vulneráveis — tenham acesso a proteção, dignidade e oportunidades.

Pessoas refugiadas na COP30

A exposição na estação Palmeiras-Barra Funda e nos monitores das demais estações da companhia ficará acessível ao público no mesmo período em que será realizada em Belém (PA) a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Com uma delegação composta por especialistas internacionais e brasileiros, o ACNUR participará ativamente dos debates e painéis da conferência, reforçando a necessidade de incluir as populações deslocadas nos planos de ação e de políticas públicas de prevenção, resposta, adaptação e do financiamento verde.

Além de profissionais da equipe, a delegação do ACNUR na COP30 contará com três pessoas refugiadas que vivem no Brasil – a indígena da etnia Warao, Gardenia Cooper, que mora atualmente em Belém, o haitiano Robert Montinard (Bob), que vive no Rio de Janeiro, e o etíope Mekebib Tadasse Assef, que mora em São Paulo.

Mais informações sobre a presença do ACNUR na COP30, a importância da presença e participação ativa de pessoas refugiadas na conferência, assim como dados e a programação completa estão disponíveis em acnur.org.br/cop30.

Sobre o ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) trabalha para salvar vidas, assegurar os direitos e garantir um futuro digno para as mais de 122 milhões de pessoas forçadas a deixar suas casas devido a guerras, conflitos, perseguições ou violações dos direitos humanos. Sua missão é garantir que pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio, apátridas e deslocadas internas a viver com dignidade e segurança, com acesso a abrigo, assistência humanitária, serviços básicos e oportunidades de reconstruir suas vidas. No Brasil, o ACNUR trabalha em parceria com autoridades públicas, sociedade civil e setor privado para promover a inclusão e a solidariedade.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Exposição fotográfica ‘Perder tudo. Novamente – o impacto de eventos climáticos extremos em pessoas forçadas a se deslocar’
Data: de 07 a 23/11
Local: Estação Palmeiras Barra Funda e nos monitores em todas as estações
Horário: Integral

FONTE/CRÉDITOS: ACNUR
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.