Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Bernardo do Campo

Fiocruz conclui visita em São Bernardo com destaque à qualidade da rede de saúde

Representantes de municípios de quatro Estados estiveram na cidade visitando equipamentos públicos; atividade ocorreu após seleção de projeto considerado inovador em edital da Fundação Oswaldo Cruz Quatro dias de intensas trocas de experiências marcaram a visita do Projeto Colabora APS a São Bernardo, reunindo gesto

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Fiocruz conclui visita em São Bernardo com destaque à qualidade da rede de saúde
Igor Cotrim/PMSBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Quatro dias de intensas trocas de experiências marcaram a visita do Projeto Colabora APS a São Bernardo, reunindo gestores de saúde do município, de Maringá (PR), Sobral (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e representantes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O encontro reforçou o reconhecimento nacional da qualidade da rede de Atenção Primária à Saúde da cidade.
 
São Bernardo foi escolhida para ser a cidade anfitriã por ter uma das 29 experiências consideradas inovadoras pela Fiocruz entre quase 500 projetos inscritos. As equipes visitantes vieram conhecer a estratégia de matriciamento desenvolvida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, destinada a ampliar a resolutividade dos atendimentos na atenção primária e reduzir a demanda por consultas especializadas. O projeto inscrito destacou o piloto da UBS Vila Euclides, que apresentou resultados expressivos na diminuição da fila de dermatologia.
Publicidade

Leia Também:

 
PROGRAMAÇÃO DA VISITA
 
A agenda teve início na segunda-feira (1/12), com a imersão dos participantes nos processos da Secretaria de Saúde e do Departamento de Regulação. No dia seguinte, as equipes conheceram a UBS Vila Euclides e a UBS São Pedro, a maior das 35 unidades da rede em população referenciada, com mais de 100 mil usuários. O terceiro dia foi dedicado ao Hospital de Clínicas, e o encerramento ocorreu na própria Secretaria, com uma avaliação coletiva das atividades.
 
A diretora do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Ruiz, destacou a importância do matriciamento. "Ele permite que o paciente tenha mais resolução dentro da própria unidade, evitando encaminhamentos desnecessários, melhorando as filas e priorizando casos que realmente precisam de especialistas. Ser selecionado pela Fiocruz e receber outras equipes é um reconhecimento que motiva nossos profissionais e mostra que estamos cumprindo os princípios do SUS, com mais acesso, qualidade e referência para o Estado e o Brasil", afirmou.
 
RECONHECIMENTO NACIONAL
 
Djara Mahin, enfermeira e gestora da Secretaria de Saúde de Salvador (BA), ressaltou que a visita foi "extremamente importante". Para ela, o projeto apresentado por São Bernardo é "super inovador" e levará contribuições significativas para debates internos em sua cidade. Djara reforçou a relevância da equidade na formulação de políticas pública. "É essencial considerar quem são as pessoas para quem fazemos saúde. Os quesitos raça/cor, identidade de gênero, orientação sexual, se a pessoa tem ou não deficiência, se está em situação de rua, qualificam nossa prática e tornam o trabalho mais seguro e efetivo".
 
Thais Severino, coordenadora da frente de intercâmbios da Rede Colabora APS, elogiou a estrutura e a organização da rede municipal. "São Bernardo tem uma rede muito bem construída, com diversos dispositivos funcionando de forma integrada. A experiência selecionada mostra como é possível orquestrar a atenção primária com uma cobertura expressiva, equipes motivadas e articulação com serviços especializados e hospitalares, garantindo integralidade, universalidade e equidade", avaliou.
 
A diretora de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Ângela Fernando, também destacou o impacto positivo do intercâmbio. "Essas trocas ampliam o horizonte dos profissionais e favorecem a implementação de projetos que beneficiam diretamente a população. Conseguimos contemplar toda a rede, da atenção básica às especialidades e urgência, reforçando a importância do trabalho integrado." Nos próximos meses, equipes de São Bernardo retribuirão a visita, conhecendo experiências desenvolvidas no Rio de Janeiro e em Sobral (CE).
FONTE/CRÉDITOS: Aline Melo e Juliano Mendonça
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.