Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Esportes

Fórmula E e Porsche mostram compartilhamento de tecnologia entre carro de corrida 100% elétrico e novo Cayenne Electric

SUV Cayenne Electric traz expertise desenvolvida no Campeonato Mundial de Fórmula E

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Fórmula E e Porsche mostram compartilhamento de tecnologia entre carro de corrida 100% elétrico e novo Cayenne Electric
Fórmula E/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ao lançar o Cayenne Electric, a Porsche não só trará mais uma série de modelos totalmente elétricos para o mercado, como também transferirá uma parte da tecnologia do automobilismo para a produção em série de carros de passeio. Inúmeras inovações são baseadas diretamente nos desenvolvimentos da Fórmula E, onde a Porsche é a atual campeã mundial tanto no Campeonato de Equipes, quanto no de Fabricantes.  

Com o Cayenne Electric, a fabricante de carros esportivos demonstra que seu caminho para uma mobilidade mais sustentável não começa na prancheta, mas na pista de corrida. 

O novo Cayenne Electric se beneficia muito da experiência da fabricante de carros esportivos na Fórmula E. Parte da tecnologia do SUV totalmente elétrico tem origem no Porsche 99X Electric e estabelece padrões em termos de eficiência e desempenho. Entre outras coisas, ambos os carros utilizam refrigeração direta a óleo do motor elétrico e têm uma capacidade de regeneração de até 600 kW. 

Publicidade

Leia Também:

"A Fórmula E é o nosso laboratório de desenvolvimento para a eletromobilidade do futuro. É aqui que obtemos informações valiosas para os nossos carros de passeio esportivos", afirma o Dr. Michael Steiner, membro do Conselho de Administração para Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche.  
 
"O novo Cayenne Electric mostra a rapidez com que essa transferência de tecnologia ocorre na Porsche e a relevância do nosso compromisso com a série de corridas elétricas para a produção em série". 

"Na Fórmula E, a eficiência é a diferença entre a vitória e a derrota. Esse princípio também molda o Cayenne Electric", continua Florian Modlinger, diretor de fábrica 

da Motorsport Formula E e chefe da equipe de fábrica Porsche Formula E. 

"A eficiência não é o único foco em termos dos veículos em si; os métodos de trabalho ágeis comprovados nas corridas também podem ajudar a reduzir os tempos de desenvolvimento e acelerar a transferência de tecnologia. 

Os responsáveis pelo automobilismo e pelo desenvolvimento da série trabalham em estreita colaboração na fábrica de Weissach. Isso promove a troca de conhecimento entre os projetos. O que é testado nas pistas de corrida inspira o que acontece na produção em série – e vice-versa: o carro de corrida também aprende, por vezes, com o carro de rua.  

O carregamento é provavelmente a área mais marcante para a transferência de tecnologia; plugues e tomadas do carro de corrida 99X e dos carros esportivos elétricos 

da Porsche são completamente idênticos. A tecnologia CCS (Combined Charging System) subjacente não é apenas o padrão na estrada, mas também na Fórmula E. 

Resfriamento direto de design compacto para máxima eficiência  

Um excelente exemplo de transferência de tecnologia do automobilismo para a produção em série é o resfriamento direto a óleo. Aqui, todos os componentes condutores de corrente do sistema de acionamento elétrico são resfriados diretamente por um líquido especialmente desenvolvido, o que melhora significativamente a eficiência e o desempenho contínuo e sustentado.  

A Porsche vem utilizando essa tecnologia inovadora na Fórmula E desde o início do projeto – com um grau crescente de integração. A partir de 2023, o veículo de teste GT4 e-Performance também testou o resfriamento direto a óleo na pista de corrida. Agora, ele está entrando na produção em série, sendo usado no motor traseiro do carro-chefe Cayenne Electric. 

Enquanto nos motores elétricos convencionais o líquido de arrefecimento flui através de um circuito externo ao estator, com o resfriamento direto o líquido de arrefecimento flui diretamente ao longo dos condutores de cobre através das ranhuras do estator. Isso permite que o calor seja dissipado diretamente onde é gerado.  

Para alcançar os mesmos valores de eficiência e desempenho, um motor resfriado a água também teria que ser cerca de 1,5 vez maior.  

Graças ao resfriamento direto, foi possível escolher um design para o Cayenne que permite uma eficiência de até 98%. A variante de competição no 99X atinge um valor ainda maior. 

Regeneração de energia extremamente alta com até 600 kW 

A regeneração aumenta significativamente sua eficiência em ambos os veículos. A energia recuperada durante a frenagem alimenta a bateria e pode ser usada novamente para propulsão.  

Maior regeneração, portanto, permite autonomia maior e, em última análise, baterias menores – a chave para um melhor desempenho tanto para carros esportivos quanto para carros de corrida.  

Na Fórmula E, a quantidade de energia disponível é deliberadamente limitada: o 99X Electric pode iniciar uma corrida com um máximo de 38,5 kWh de energia utilizável na bateria. Se recuperar mais energia durante a frenagem do que seus concorrentes, ele terá mais energia disponível para chegar à linha de chegada. 

"O desafio da regeneração é altamente complexo", diz Modlinger. "Ao frear, queremos recuperar o máximo de energia possível enquanto reduzimos a velocidade o mais rápido 

possível. Dependendo da pressão do freio, também acionamos os freios das rodas dianteiras. O equilíbrio do carro deve corresponder às preferências do piloto – isso contribui para sua confiança no carro e, consequentemente, para o desempenho".  

"Na estrada, também é uma questão de segurança ao dirigir. Para reunir tudo isso, várias funções de software são ativadas durante a frenagem – uma área enorme para potencial transferência de conhecimento". 

É possível obter até 600 kW de potência de recuperação no Cayenne, dependendo da velocidade, temperatura e estado de carga da bateria. Isso significa que o SUV atinge o 

mesmo valor máximo que o 99X Electric. No Cayenne, a recuperação de alto desempenho também permanece ativa durante a condução dinâmica.  

Em situações de condução diárias, cerca de 97% de todas as manobras de frenagem são totalmente elétricas, sem a necessidade de assistência mecânica dos freios a disco.  

Dependendo da manobra de condução, a regeneração pode continuar até o veículo parar completamente. Somente quando a desaceleração excede o limite de recuperação é que os freios de fricção nos eixos dianteiro e traseiro intervêm de forma imperceptível para o motorista – uma interação perfeita entre eficiência e conforto de condução, inspirada no automobilismo. 

 

Recarga rápida e processos robustos de carregamento rápido 

Desde a última temporada, a Fórmula E introduziu pit stops de carregamento rápido, conhecidos como Pit Boosts: recarga de 30 segundos com capacidade de carregamento de 600 kW fornece à bateria do 99X Electric um aumento de energia de 10%.  

O Cayenne Electric também foi projetado para pit stops rápidos: leva menos de 16 minutos para carregar sua bateria de 10 a 80% do estado de carga (SoC). 

Não é apenas nas corridas que as coisas esquentam. As temperaturas também variam muito na condução diária. A filosofia da Porsche é que um alto desempenho de carregamento deve ser alcançado mesmo em condições adversas em uma ampla faixa de SoC.  

A potência de carregamento DC do Cayenne é de até 400 kW. O carregamento rápido é possível a partir de uma temperatura da bateria de 15 graus Celsius. Até um SoC de cerca de 55%, a potência de carregamento é superior a 350 kW – portanto, os processos de carregamento rápido são muito robustos. Em 10 minutos de carregamento em uma estação adequada, é possível adicionar mais de 300 km de autonomia. 

A Fórmula E também é um laboratório de testes e uma vitrine para o carregamento rápido: "Os pilotos levam os carros ao limite – às vezes em cidades escaldantes, como Jacarta. Quando entramos nos boxes para carregar, as temperaturas do sistema costumam estar muito altas", diz Modlinger. "Ao mesmo tempo, queremos manter os requisitos de refrigeração do carro de corrida os mais baixos possíveis, porque a refrigeração consome energia e, dependendo do hardware, aumenta o peso. Assim, durante as paradas Pit Boost, nos boxes, entregamos um fornecimento de energia com enorme potência de carregamento em condições extremas". 

Na Fórmula E, a Porsche investe seu orçamento disponível principalmente nos componentes do veículo, que também são relevantes para o uso em estradas. Segundo os regulamentos, esses componentes estão localizados sob a carroceria.  

Modlinger afirmA: "Nossos desafios técnicos não são visíveis do lado de fora. Mas eles são consideráveis e, em muitas áreas, são semelhantes aos que enfrentamos em nossos carros de passeio esportivos elétricos". 

 

 

- Carro GEN4 entra é revelado e vai estrear na Temporada 13 (2026/27) da Fórmula E
- Imagem: Fórmula E/Divulgação

E-Prix de São Paulo: ingressos à venda  
Com todos os recordes batidos, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E inicia sua Temporada 12  em 6 de dezembro de 2025, nas vibrantes ruas de São Paulo. O evento deve reunir mais de 22 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi e contar com mais de 10 horas de atrações.  

Além da corrida que traz os carros 100% elétricos com aceleração de 0 a 100 km/h mais veloz que a de um F1 atual, o público poderá torcer por dois pilotos brasileiros na pista: campeão da Fórmula 2 em 2022, Felipe Drugovich fará sua estreia como piloto oficial da Andretti Formula E, enquanto o campeão da Temporada 3 da Fórmula E, Lucas di Grassi, tem contrato renovado com a equipe Lola Yamaha ABT. 

O público poderá curtir ainda simuladores de corrida na Gaming Arena, experiências gastronômicas e shows ao vivo no Fan Village, incluindo a apresentação do DJ Mochakk, fenômeno brasileiro da música eletrônica internacional. 

Os ingressos têm preços a partir de R$ 174,50. A venda é feita exclusivamente pela plataforma Fever (https://feverup.com/m/410878).  

Os fãs também podem adquirir o ingresso solidário, com desconto exclusivo mediante doação de R$ 20 ou mais para a Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann em parceria com o PNUMA, que atua no combate à poluição plástica nos mares. 

 
E-Prix São Paulo – Abertura da Temporada 2025/26 
Data: 6 de dezembro (sábado) 
Horário: a partir das 7h da manhã  
Local: Sambódromo do Anhembi, São Paulo (SP) 
Classificação etária: Livre (menores de 16 acompanhados por responsável) 
Ingressos: a partir de R$ 174,50 - Vendas via plataforma Fever 
https://feverup.com/m/410878 

 

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E: 
Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos. 
 
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta. 

www.FIAFormulaE.com 

 

Sobre a ABB: 
A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). 

www.abb.com 

FONTE/CRÉDITOS: DiversaCom
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.