O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E se prepara para o emocionante início da Temporada 12, com o Teste Oficial de Pré-Temporada em Valência, Espanha. Ao longo de oito sessões de testes, as dez equipes entrarão na pista como parte da preparação para a temporada que se inicia. Isso incluirá, pela primeira vez, duas sessões dedicadas exclusivamente ao Teste para Mulheres – o dobro do tempo de pista do ano passado – que retorna após uma estreia bem-sucedida em 2024.
A Fórmula E retorna a Valência pela primeira vez desde 2023, após as devastadoras enchentes que atingiram a região em 2024. Valência é parte integrante do campeonato desde 2017 e ocupa um lugar especial no coração da organização. Como parte do apoio da Fórmula E, a categoria liderou esforços para arrecadar mais de € 50.000 para ajudar a população local.
Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato de Fórmula E, afirmou:
"Estamos muito felizes por estar de volta a Valência para os testes de pré-temporada da 12ª temporada. A Espanha é meu país natal e, por isso, fiquei especialmente desolado com a devastação que atingiu Valência no ano passado. Ouvir histórias de perdas de casas, empresas e até meios básicos de transporte foi realmente perturbador. Estou incrivelmente orgulhoso de que a Fórmula E tenha apoiado um trabalho vital para restaurar a mobilidade dos necessitados e continuamos a apoiar os esforços de recuperação das regiões. Esta marca a primeira de duas paradas espanholas em nosso calendário nesta temporada, já que levamos as corridas de Fórmula E para a capital espanhola pela primeira vez. Trazer a Fórmula E para Madri é uma evolução natural, combinando a rica herança do automobilismo nacional com a energia, a inovação e a paixão que definem Madri e a Fórmula E. Será um momento marcante para nossa categoria e para os fãs em toda a Espanha".
O que há de novo na Temporada 12
Com a aproximação da Temporada 12, há muito o que aprender, incluindo diversas mudanças no mercado de pilotos, atualizações esportivas e de calendário, além de uma nova equipe no grid: a Citroën Racing.
Aqui está o seu guia completo com tudo o que você precisa saber antes do teste da Temporada 12, que acontecerá de 27 a 31 de outubro de 2025.
Após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA (WMSC) na quinta-feira, 16 de outubro, várias atualizações foram feitas no campeonato.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA retornará à vibrante cidade costeira de Sanya pela primeira vez desde a 5ª temporada, juntando-se a Xangai no calendário da Ttemporada 12 e marcando o maior e mais abrangente calendário da Fórmula E até o momento: 17 corridas em 11 locais.
A Temporada 12 sediará duas corridas na China, reforçando sua importância como mercado estratégico e histórico para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. O circuito de rua de Sanya promete um desafio único e um cenário tropical espetacular para a expansão do campeonato na China.
Nas atualizações esportivas, houve mudanças no popular formato de classificação da Fórmula E, bem como no MODO DE ATAQUE. Na classificação, as fases de grupos foram reduzidas para 10 minutos cada, com tempos de duelo revisados - criando um formato mais rápido, competitivo e de fácil visualização, que cabe em uma hora.
Enquanto isso, o MODO DE ATAQUE foi ajustado para manter a imprevisibilidade das corridas. As corridas com PIT BOOST terão a opção de ativar um MODO DE ATAQUE, enquanto as corridas sem PIT BOOST manterão duas ativações. A obrigação de completar o tempo total do MODO DE ATAQUE foi removida.
Um marco importante foi alcançado nas regulamentações financeiras da Fórmula E: os salários de maternidade e paternidade agora estão excluídos do teto de custos.
Isso garante que as equipes possam dar total apoio aos seus funcionários durante os principais eventos da vida sem comprometer a competitividade ou a justiça financeira - um passo significativo para a Fórmula E e para a Estratégia para Mulheres da FIA, além de metas mais amplas de inclusão.
Por fim, a sessão de Treinos Livres para Novatos acontecerá como parte do E-Prix de Miami de 2026, e o Teste Coletivo para Novatos acontecerá após o E-Prix de Madri de 2026. Essas sessões permitem que as equipes ofereçam oportunidades significativas à próxima geração de pilotos talentosos.
Teste para Mulheres retorna
Após uma estreia mundial bem-sucedida como parte do Teste Oficial de Pré-Temporada da Temporada 11, o Teste Feminino da Fórmula E retornará, com o dobro de tempo de pista disponível para as pilotos de elite, com todas as 10 equipes da Fórmula E participando.
Cada piloto correrá com o atual carro GEN3 Evo, o mesmo usado pelos pilotos oficiais da Fórmula E, apoiadas pela mesma infraestrutura de equipe.
A iniciativa ressalta o compromisso de longo prazo da ABB Fórmula E e da FIA em acelerar a diversidade e a igualdade no automobilismo, da base ao nível mais alto.
Cada equipe deve inscrever pelo menos uma piloto para a sessão de um dia inteiro, com a opção de inscrever duas - todas competindo em carros da temporada atual. O teste atrai as melhores do automobilismo mundial.
O teste inaugural da temporada passada criou caminhos significativos, com cinco mulheres garantindo cargos em equipes e três assumindo posições permanentes em equipes da Fórmula E.
Veja abaixo a lista completa dos 14 nomes que entrarão na pista com o equipamento GEN3 Evo:
|
Andretti Fórmula E |
Nerea Marti |
|
DS PENSKE |
Lindsay Brewer e Jessica Edgar |
|
Envision Racing |
Alice Powell e Ella Lloyd |
|
Jaguar TCS Racing |
Jamie Chadwick e Juju Noda |
|
CUPRA Kiro |
Bianca Bustamante |
|
Lola Yamaha ABT |
Marta Garcia |
|
Mahindra Racing |
Chloe Chambers |
|
Citroën Racing |
Tatiana Calderón |
|
Nissan Fórmula E |
Abbi Pulling |
|
Porsche Fórmula E |
Gabriela Jilkova e Janina Schall |
Como acompanhar os testes de Pré-Temporada
Os fãs podem se manter atualizados pelos canais de mídia social, site e aplicativo da Fórmula E, que fornecerão relatórios de sessão, entrevistas exclusivas e informações dos bastidores da pista durante o evento de quatro dias.
Mais informações podem ser encontradas aqui: https://www.fiaformulae.com/en/ways-to-watch.
Movimento no grid oficial
A Pré-Temporada, trouxe grandes movimentações no mercado de pilotos, remodelando o grid para a Temporada 12.
A recém-formada Citroën Racing ingressou no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, contratando Nick Cassidy e Jean-Éric Vergne, que vieram da Jaguar TCS Racing e da DS PENSKE, respectivamente. O substituto de Vergne na DS PENSKE é Taylor Barnard, após uma temporada de estreia recorde, que competirá ao lado de Maximilian Günther.
Campeão de Fórmula 2 de 2022, o brasileiro Felipe Drugovich juntou-se a Jake Dennis na Andretti Fórmula E, enquanto Joel Eriksson se junta a Sebastien Buemi na Envision Racing e Norman Nato retorna à Equipe Nissan de Fórmula E ao lado do atual campeão mundial de Fórmula E da ABB FIA 2024/25, Oliver Rowland.
Campeão mundial de Fórmula E 2019/20, Antonio Felix Da Costa, se junta a Mitch Evans na Jaguar TCS Racing, enquanto o atual piloto de Fórmula 2, Josep Maria Martí, competirá pela CUPRA Kiro ao lado de Dan Ticktum.
Campeão da Temporada 3 da Fórmula E, Lucas di Grassi tem contrato renovado com a equipe Lola Yamaha ABT.
Maior calendário da Fórmula E até o momento
Após os testes, a Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E começa no sábado, 6 de dezembro de 2025, em São Paulo, quando a cidade brasileira sediará a abertura da temporada pela segunda vez.
Após o Brasil, a categoria seguirá para a Cidade do México para um dos eventos mais populares do calendário, no Autódromo Hermanos Rodríguez, no sábado, 10 de janeiro de 2026. Em seguida, a Fórmula E retornará a Miami, mas desta vez em um novo local, o Autódromo Internacional de Miami, localizado no Hard Rock Stadium. Este local sediou o EVO Sessions no início deste ano e terá sua primeira corrida do campeonato no sábado, 31 de janeiro de 2026.
A primeira rodada dupla da Temporada 12 acontecerá em Jeddah na sexta-feira, 13, e no sábado, 14 de fevereiro de 2026, após uma estreia bem-sucedida na Temporada 11, seguida por uma corrida inédita em Madri, Espanha, no sábado, 21 de março de 2026, no Circuito de Madri-Jarama, a mesma pista que sediou os testes de pré-temporada do ano passado. Esta temporada será a primeira vez que o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA correrá na capital espanhola.
Isso dá início à etapa europeia da temporada, que segue com um evento duplo em Berlim no sábado, 2 de maio, e no domingo, 3 de maio de 2026, seguido por um retorno ao icônico principado de Mônaco no sábado, 16 e domingo, 17 de maio de 2026. O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E correu na versão completa do circuito icônico desde a Temporada 7, com o primeiro evento duplo ocorrendo na Temporada 11.
A série retornará a Sanya pela primeira vez desde a Temporada 5 para uma corrida no sábado, 20 de junho de 2026, antes de um evento duplo em Xangai no sábado, 4 e domingo, 5 de julho de 2026. A etapa asiática da Temporada 12 terminará com um retorno a Tóquio pela terceira vez para corridas no sábado, 15 e domingo, 26 de julho de 2026.
Por fim, a Temporada 12 será concluída com o E-Prix de Londres, no sábado, 15, e no domingo, 16 de agosto de 2026, que sediou o final da temporada de Fórmula E desde a Temporada 9, encerrando o que promete ser uma temporada emocionante de corridas elétricas.
E-Prix de São Paulo: ingressos à venda
Com todos os recordes batidos, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E inicia sua Temporada 12 em 6 de dezembro de 2025, nas vibrantes ruas de São Paulo. O evento deve reunir mais de 22 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi e contar com mais de 10 horas de atrações.
Além da corrida que traz os carros 100% elétricos com aceleração de 0 a 100 km/h mais veloz que a de um F1 atual, o público poderá torcer por dois pilotos brasileiros na pista: campeão da Fórmula 2 em 2022, Felipe Drugovich fará sua estreia como piloto oficial da Andretti Formula E, enquanto o campeão da Temporada 3 da Fórmula E, Lucas di Grassi, tem contrato renovado com a equipe Lola Yamaha ABT.
O público poderá curtir ainda simuladores de corrida na Gaming Arena, experiências gastronômicas e shows ao vivo no Fan Village, incluindo a apresentação do DJ Mochakk, fenômeno brasileiro da música eletrônica internacional.
Os ingressos têm preços a partir de R$ 174,50. A venda é feita exclusivamente pela plataforma Fever (https://feverup.com/m/410878).
Os fãs também podem adquirir o ingresso solidário, com desconto exclusivo mediante doação de R$ 20 ou mais para a Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann em parceria com o PNUMA, que atua no combate à poluição plástica nos mares.
E-Prix São Paulo – Abertura da Temporada 2025/26
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: a partir das 7h da manhã
Local: Sambódromo do Anhembi, São Paulo (SP)
Classificação etária: Livre (menores de 16 acompanhados por responsável)
Ingressos: a partir de R$ 174,50 - Vendas via plataforma Fever
https://feverup.com/m/410878
FIM DO COMUNICADO
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB).

Comentários: