A Fundação Laço Rosa, referência nacional na luta contra o câncer de mama, anuncia uma série de ações de impacto neste Outubro Rosa, reforçando sua missão de contribuir para diminuir as desigualdades de acesso ao diagnóstico precoce da doença. Em 2025, a campanha "O Laço que nos une é o autocuidado" conta com o patrocínio master da Betano, garantindo a oferta de 3 mil exames gratuitos em várias cidades.
Uma das grandes barreiras do diagnóstico precoce é o medo de fazer o exame e o absenteísmo de quem faz o agendamento, por isso, a campanha "O Laço que nos une é o Autocuidado" também vai mobilizar embaixadores digitais na intenção de conscientizar o público a comparecer.
Os exames acontecerão por meio do caminhão mamógrafo da Laço Rosa, que inicia sua rota pelo Rio de Janeiro e seguirá para São Paulo, estacionando em locais estratégicos e de grande circulação, como o Estádio do Maracanã, a Praça Saens Peña e shoppings parceiros. Mulheres a partir de 40 anos que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses ou mulheres abaixo dos 40 anos com indicação clínica para realizar o exame, poderão agendar gratuitamente pelo site mamografiasalva.com.br. No Rio de Janeiro, a ação também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher e da Secretaria Estadual de Saúde.
Em meio aos desafios do sistema de saúde, a Laço Rosa reforça a importância de garantir o acesso ao diagnóstico precoce de uma doença que tem até 95% de chances de cura quando diagnosticada precocemente. Dados do Observatório da Oncologia mostram o alto custo do tratamento do câncer de mama quando diagnosticado tardiamente, o que reforça a necessidade de campanhas estruturadas.
Durante todo o período da campanha, a Laço Rosa também aproveitará a visibilidade para lançar um crowdfunding inédito que garanta a doação de mais exames para 2026, com o objetivo de manter o caminhão mamógrafo em circulação ao longo do próximo ano.
"Está escrito no art 176 da constituição federal, que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, mas na prática sabemos que não é bem assim e que as desigualdades definem quem vive e quem morre. Próximo de completar 15 anos de atuação da Laço Rosa, com inúmeras batalhas para políticas de saúde mais justas, é gratificante tirar do papel, com incentivo da iniciativa privada, um projeto corajoso de doar mais de 3.000 exames porque quando empresas entendem a força do ESG para gerar impacto positivo o resultado é a transformação social", destaca Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.
"Como uma das maiores patrocinadoras do esporte no Brasil, entendemos que nosso papel é também usar os nossos espaços e o nosso acesso para a conscientização de temas importantes para a população, como acreditamos ser essa causa. Através de campeonatos, atletas e com o apoio do Flamengo, queremos levar essa mensagem junto com a Laço Rosa para todo o Brasil", afirma Fernanda Brunsizian, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Betano.
Esse ano, marcas como Santa Teresa MGallery, Pobre Juan, Duloren, Iberika e Ruby Rose se juntam ao portfólio de apoiadores da Laço Rosa.
A SHEIN é apoiadora da Laço Rosa. Desde 2021, a empresa já destinou mais de R$ 3 milhões à causa, com a doação de roupas que são transformadas em recursos financeiros nas edições de Bazares organizadas pela entidade. A SHEIN doou também 2.000 exames, como devolutiva social da arrecadação de Bazares. Até o final do ano, serão realizadas mais 600 doações. Além dos exames de mamografia, a empresa financia turmas de qualificação profissional do projeto Ponto a Ponto, de costura e economia circular, que já formou 40 alunos. "A SHEIN investe na parceria com a Fundação Laço Rosa há quatro anos, porque acredita no poder transformador de iniciativas que unem autocuidado, autoestima e empoderamento feminino", afirma Anna Beatriz Lima, diretora de Public Affairs da SHEIN para a América Latina.
Ações especiais
A abertura do Outubro Rosa será dia 01/10 às 19h30 em cerimônia exclusiva para convidados e anúncio da madrinha do ano, Lilia Cabral. Após a solenidade, o Hotel Santa Teresa MGallery recebe um petit comité no Bar dos Descasados para brindar o início de mais um Outubro Rosa.
No dia 3 de outubro, acontece uma manhã de saúde com aula de yoga na Praia Vermelha, às 6h, voltada para cerca de 50 pacientes oncológicas. A atividade reforça a importância do cuidado com a saúde mental durante o tratamento.
No mesmo dia, a Laço Rosa promove um brinde especial no Hotel Copacabana Palace, das 17h30 às 19h30, para apresentar oficialmente seus embaixadores digitais. O evento reunirá criadores de conteúdo e parceiros estratégicos, com o objetivo de ampliar a mobilização em torno da causa.
Além de garantir a circulação do caminhão mamógrafo, a Betano terá uma ação especial no futebol. Ao fim das rodadas de outubro, o Troféu de Melhor Jogador será entregue por uma paciente da Laço Rosa. Em um gesto simbólico de apoio à causa, o troféu também ganhará uma versão na cor rosa.
Programação completa do Outubro Rosa:
- A partir de 11 de outubro – Caminhão mamógrafo em São Paulo (datas e locais a confirmar).
Sobre a Fundação Laço Rosa
A Laço Rosa é feita por um grupo de pessoas que luta diariamente para mudar a realidade do câncer de mama no Brasil e no mundo. Empoderamento feminino, influência de políticas públicas, resgate de autoestima e defesa de direitos de pacientes são os pilares da instituição que mantêm programas e atividades com esses objetivos.
Entre os números de impacto 2023/2024 estão mais de 25.000 pessoas impactadas diretamente pelas ações da instituição; 5.100 exames de mamografia doados; 2.200 jovens impactados em escolas com informação segura sobre a doença; 1.900 voluntários envolvidos. 8.547 perucas doadas. Mais de 6 milhões de pessoas impactadas nas redes sociais.
A Fundação Laço Rosa nasceu no ano de 2011, pelas mãos de Aline Lopes, suas irmãs, Marcelle Medeiros e Andréa Ferreira, familiares e amigos. Com a missão de ajudar o paciente com câncer de mama e seus familiares a atravessarem os impactos do diagnóstico com leveza, conhecimento e sem perder a fé de que dias melhores sempre virão, a Laço Rosa é referência no cenário nacional quando o assunto é empatia e humanização do câncer de mama.
Hoje, a instituição tem Marcelle Medeiros como Presidente e conta com o apoio de uma diretoria dedicada, voluntários e colaboradores empenhados em ajudar a mudar o cenário da doença no Brasil. Com sede em Ipanema, na comunidade do Pavão -Pavãozinho-Cantagalo, no Rio de Janeiro, fruto de uma cooperação técnica entre Secretaria de Estado da Mulher e FAETEC, as ações da instituição possuem abrangência nacional.
Anualmente as contas da instituição são auditadas e os relatórios de impacto publicados no site para consulta pública seguindo o compromisso de transparência e as boas práticas de gestão do terceiro setor.
Sobre a Betano
A Betano, uma das maiores casas de apostas esportivas do Brasil, é uma marca criada para oferecer excelentes experiências por meio de sua plataforma, disponível para desktop, laptop, tablet, celular e aplicativo Android. O objetivo da operadora é evoluir continuamente a experiência de apostas que oferece a milhões de clientes e entreter os fãs de esportes de forma divertida e responsável. No Brasil, a Betano detém os naming rights de competições como o Brasileirão Betano, a Copa Betano do Brasil e a Supercopa Betano Rei 2025. A Betano é operada pelo Kaizen Gaming Group, uma das maiores e mais rápidas operadoras do mundo, com presença em 19 países e um plano estratégico de expansão para 26 mercados até 2026.
Comentários: