Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Sabado, 04 de Outubro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Bernardo do Campo

Indicador de combate à dengue de São Bernardo é o melhor do Grande ABC

Dados do Sistema de Vigilância e Controle do Aedes, do Governo do Estado, mostram que, em âmbito regional, município registra maior número de visitas em domicílio

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Indicador de combate à dengue de São Bernardo é o melhor do Grande ABC
Omar Matsumoto/PMSBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
São Bernardo tem realizado um intenso trabalho de combate à dengue e essa atuação pode ser comprovada por números. Dados do Sisaweb (Sistema de Vigilância e Controle do Aedes, https://vigent.saude.sp.gov.br/sisaweb/), do Governo do Estado de São Paulo, mostram que a cidade tem o melhor indicador do Grande ABC com relação ao número de domicílios visitados pelas equipes de combate de endemias.
 
A visita aos imóveis faz parte da Atividade ADL (Avaliação de Densidade Larvaria), ação preconizada pelo Ministério da Saúde. É por meio deste indicador que o ministério tem conhecimento dos níveis de infestação dos municípios, explica o coordenador das equipes de combate de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Bernardo, Ronaldo Novaes de Souza. "Temos diversas estratégias de atuação, e combinadas, elas se traduzem em números que colocam São Bernardo à frente de outros municípios", destacou.
Publicidade

Leia Também:

 
O relatório do Sisaweb mostra que apenas no mês de maio mais de 6.000 imóveis foram visitados pelas equipes, em vistorias que buscam eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, como a Zika e a chikungunya. São as próprias cidades que abastecem o sistema com seus dados de produção.
 
INDICADOR
 
Já com relação ao IIP, ou Índice de Infestação Predial, indicador que mede a porcentagem de imóveis com presença de larvas de Aedes aegypti em uma determinada área, São Bernardo apresenta o índice 0,02. Apenas Diadema tem um índice superior a 1,00. "Termos um índice tão baixo é ótimo, significa que nosso trabalho de combate aos focos do mosquito está sendo efetivo", detalhou Ronaldo.
 
"Para além dos dados, que mostram um trabalho efetivo, São Bernardo vive uma realidade de controle da doença que se confirma no número de casos. De janeiro a abril deste ano, o número de pessoas diagnosticadas com dengue foi 80% menor do que no ano passado. É esse o resultado prático dos nossos bons indicadores", finalizou o coordenador.
FONTE/CRÉDITOS: Aline Melo
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.