Com foco no aprimoramento das ações de prevenção e resposta a situações de risco, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Defesa Civil, realizou agenda técnica com o Governo do Estado, que incluiu visita ao Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), referência no monitoramento em tempo real. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança da população, envolvendo planejamento, capacitação e integração entre diferentes esferas de governo.
Durante o encontro, um dos destaques foi o Programa Cidades Resilientes, da ONU (Organização das Nações Unidas), com a proposta de viabilizar recursos para obras de contenção na cidade. "Queremos avançar na captação de investimentos e atualizar, até o segundo semestre deste ano, o mapeamento das áreas de risco em São Bernardo", afirmou o coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Cayres.
Publicidade
INTEGRAÇÃO E CAPACITAÇÃO
A troca de experiências com as equipes do Governo do Estado tem o propósito de contribuir também para a adoção de boas práticas e maior eficiência nas ações. "A integração entre os municípios e os centros de monitoramento é fundamental para garantir mais agilidade e eficiência na tomada de decisões, principalmente em cenários de emergência", destacou Cayres.
Como parte do processo de qualificação contínuo, agentes da Defesa Civil participaram, ainda, de treinamento sobre manutenção de pluviômetros no Palácio dos Bandeirantes, com foco em gestão de risco, logística humanitária, comunicação de alertas e planos de contingência.
"Esta capacitação abordou temas essenciais para o nosso dia a dia, como análise e gestão de risco, logística humanitária, comunicação de alertas, elaboração de plano de contingência, com destaque para a aplicação prática em vistoria de campo. Participar dessas atualizações beneficia diretamente nosso corpo técnico e operacional, dando à população mais segurança nas ações", ressaltou Matheus Santos de Almeida, diretor de Gestão de Riscos do município.
FONTE/CRÉDITOS: July Stanzioni

Comentários: