A lei que cria a nova versão do Programa Conecta São Bernardo, o Conecta Professor, foi sancionada pelo prefeito Marcelo Lima e formalmente oficializada na edição de sexta-feira (24/10) do jornal Notícias do Município. Planejado inicialmente apenas para ofertar intercâmbio internacional gratuito a estudantes do Ensino Médio, o projeto do Executivo que estende o benefício a professores da rede pública municipal foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de quarta-feira (22/10).
A iniciativa, inédita na cidade, integra política de capacitação contínua implementada na Educação e ampliação de competências através do contato direto com metodologias e sistemas educacionais, sobretudo de outros países. Detalhes do Conecta Professor ainda serão definidos, mas o plano é promover intercâmbio internacional de aproximadamente uma semana em um país da Europa, com participação em congressos, seminários e cursos, sempre voltados à área da Educação.
Publicidade
QUALIFICAÇÃO
A expectativa é a de que a primeira edição seja em março de 2026, com viagem e despesas decorrentes do projeto custeadas pelo município. A iniciativa ficará sob a coordenação da Secretaria de Educação e da Secretaria Executiva de Programas Governamentais. O Conecta Professor visa a qualificação e fortalecimento da formação pedagógica de docentes da rede municipal, ao permitir a participação em eventos de excelência no Exterior.
O projeto do Executivo estabelece como objetivos específicos fortalecer e complementar a formação pedagógica dos professores, incentivar a capacitação contínua em novas metodologias e práticas educacionais, promover o desenvolvimento de competências do século XXI como comunicação intercultural, criatividade e pensamento crítico, melhorar o ensino nas escolas municipais por meio da formação continuada de seus professores e proporcionar acesso a novas perspectivas culturais, sociais e profissionais, valorizando a diversidade e a inclusão.
Para os professores selecionados a participar de congressos internacionais por meio do Programa Conecta Professor será concedida uma bolsa-evento, com valor a ser fixado por decreto, para despesas de inscrição, instalação e deslocamento. Também estabelecerá a forma de disponibilização e reajuste do valor, com o objetivo de manter o poder aquisitivo da moeda nacional em relação à moeda corrente do país onde for realizado o intercâmbio.
Na primeira etapa do programa, o plano é contemplar 10 professores da rede, entre profissionais do Infantil (3), Ensino Fundamental (5) e Educação de Jovens e Adultos (2). O critério de seleção é a Avaliação Formativa que tem sido aplicada na rede de Educação de São Bernardo. Os melhores classificados nestes ciclos na avaliação de dezembro deste ano serão incluídos na lista.
CONECTA ESTUDANTE
Paralelamente ao Conecta Professor, a Prefeitura de São Bernardo mantém o Conecta Estudante. De acordo com o planejamento da gestão, o programa levará, em julho de 2026, mais 20 alunos da rede pública - com idades entre 15 e 17 anos - para intercâmbio cultural e educacional em Dublin, na Irlanda. Serão 30 dias de imersão para aprendizado na língua inglesa e vivência no Exterior.
FONTE/CRÉDITOS: Wilson Moço

Comentários: