Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade São Bernardo do Campo

Novo ecoponto do Jardim Campestre reforça compromisso de São Bernardo com a gestão de resíduos

Equipamento é o 15° do município e integra ações da Prefeitura para reduzir o descarte irregular e ampliar a reciclagem na cidade

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Novo ecoponto do Jardim Campestre reforça compromisso de São Bernardo com a gestão de resíduos
Igor Cotrim/PMSBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A Prefeitura de São Bernardo ampliou, nesta terça-feira (25/11), sua rede de descarte regular com a entrega do 15º Ecoponto do município, localizado no Jardim Campestre, ao lado da Praça Frei Damião. Este é o segundo equipamento inaugurado em 2025; o primeiro foi o Ecoponto Centro, na Rua Djalma Dutra, 323 (ao lado da Kalunga).
 
O novo espaço conta com quatro contêineres plásticos de 1.000 litros para coleta de metal, vidro, plástico e papel/papelão; três caixas para recebimento de entulho; duas caixas para madeira; além de guarita, banheiros e área de apoio em estrutura containerizada. "Com a entrega de hoje estamos ampliando a oferta de locais para a destinação correta dos resíduos. E o mais importante: o morador não paga nada para utilizar nossos ecopontos, é um serviço totalmente gratuito", destacou o prefeito Marcelo Lima.
Publicidade

Leia Também:

 
O chefe do Executivo também fez um apelo à população. "Mesmo com os investimentos feitos, ainda há moradores que não separam corretamente os materiais ou não participam da coleta seletiva. Peço que nos ajudem nessa ação", afirmou.
 
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Bortoletto, reforçou os avanços da cidade na área ambiental. "Até setembro, somente nos ecopontos, foram coletadas 20 toneladas de material reciclado. Os números mostram nossa preocupação com o meio ambiente e com a saúde da população", disse.
 
Ações complementares:  Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, o município implantou o Programa de Educação Ambiental nos Bairros, que promove encontros e debates para aproximar a população de temas ambientais que vão além da reciclagem e da arborização. As atividades ocorrem em comunidades e escolas.
 
Outra iniciativa implementada em 2025 é o Programa de Pagamento pelos Serviços Ambientais Prestados. Os recicláveis recebidos nos ecopontos são destinados às cooperativas conveniadas (Cooperluz e Reluz). "É um programa inovador que remunera as cooperativas conforme a produtividade, garantindo renda digna aos trabalhadores e reforçando nosso compromisso ambiental", destacou o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ronaldo Perrucci.
 
Incentivo federal:  No dia 21 de novembro, o Governo Federal anunciou repasse de recursos do Novo PAC para a gestão de resíduos sólidos. São Bernardo receberá R$ 3,8 milhões para ampliar a cobertura do serviço em regiões mais populosas. O projeto prevê a implantação de quatro novos ecopontos no município.
 
O que pode ser descartado nos Ecopontos?
* Papel
* Vidro
* Plástico
* Metal
* Objetos volumosos (móveis e utensílios domésticos)
* Resíduos de construção civil (limitado a 1m³ ou 10 sacos de 100 litros por obra)
 
Não são aceitos:
* Pneus
* Pallets
* Podas de árvores
* Produtos químicos
* Eletrônicos
* Resíduos orgânicos
* Lâmpadas
 
Relação de Ecopontos de São Bernardo
 
Areião — Rua do Cruzeiro, s/nº
Bairro dos Casa — Av. Capitão Casa, 687
Batistini — Rua das Flores, 950
Centro — Rua Djalma Dutra, 323
DER — Rua Ernesto Bezerra, 60
Divinéia — Rua Mathilde Ferrari Marçon, altura do nº 30
Jardim Regina — Rua João de Barro, altura do nº 207
Montanhão — Estrada do Montanhão, 152
Parque dos Pássaros — Rua dos Tangarás, 867
Parque São Bernardo — Rua Almeida Leme, s/nº
Riacho Grande — Rua Marcílio Conrado, 600
Rudge Ramos — Rua Guilherme de Almeida, 86
Taboão — Rua Pedro Ivo, 110
Três Marias — Estrada Eiji Kikuti, 1.892
Jardim Campestre — Rua Ministro Otavio Mangabeira (ao lado da Praça Frei Damião)
 
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 16h
FONTE/CRÉDITOS: July Stanzioni
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.