Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Parque Botânico Aliança Energia preparou uma programação especial que promete proporcionar momentos de lazer, aprendizado e integração para algumas instituições de Aimorés, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, no Espírito Santo. Entre os dias 21 e 28 de agosto, o Parque receberá a visita de quatro instituições dedicadas ao apoio e desenvolvimento de pessoas com deficiência.
As visitas terão início dia 21, com a presença da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Baixo Guandu no turno da manhã, acompanhada por um grupo de 24 pessoas. Na parte da tarde, será a vez da instituição INCLUIR, que levará 32 crianças e adolescentes para explorar as atividades do parque. No dia seguinte (22), será a vez de uma turma de 50 pessoas da APAE de Aimorés desfrutarem das experiências educativas oferecidas pelo espaço. A programação será concluída no dia 28, com a visita de outro grupo da APAE de Baixo Guandu.
Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de explorar o Parque Botânico por meio de passeios guiados, além de participar de atividades educativas como o Jogo da Memória, Jogo do Certo x Errado e Jogo da Energia, realizados no Centro de Educação Ambiental (CEA). Oficinas de artesanato e outras atividades complementares também estão previstas, enriquecendo a experiência dos visitantes.
Parque Botânico
Localizado na Fazenda Viçosa, que anteriormente abrigava um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Aimorés, o Parque Botânico Aliança Energia foi inaugurado em 14 de maio de 2009 e, desde então, destaca-se como um centro de educação ambiental e relacionamento com as comunidades locais.
Com uma área de 186 hectares de floresta composta por espécies nativas da Mata Atlântica, sendo a grande maioria reflorestada pela Aliança Energia, o parque já recebeu mais de 100 mil visitantes ao longo de sua trajetória.
A infraestrutura do Parque Botânico inclui um auditório, teatro de arena, espaço cultural, circuito de arvorismo e trilha ecológica, além do Centro de Educação Ambiental. Essas instalações proporcionam oportunidades valiosas para o aprendizado e o contato direto com a natureza, sendo palco de diversas atividades e oficinas educativas mensais, alinhadas ao calendário ambiental do Ministério do Meio Ambiente e ao conteúdo do livro “Educação Ambiental – Todos pelo Meio Ambiente”.
“Com essa iniciativa, o Parque Botânico reforça seu papel como um espaço de convivência, educação e inclusão, celebrando a diversidade e proporcionando experiências enriquecedoras para todos os participantes”, destaca Tatiana Menezes, analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança Energia.
Compromisso com a inclusão social
O Parque Botânico é um espaço inclusivo, aberto a diversos grupos sociais, como escolas, órgãos públicos, grupos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais, projetos sociais apoiados pela Aliança Energia, entre outros. O espaço recebe estudantes dos municípios situados na área de influência da UHE Aimorés e região e também de universitários de outras localidades. O espaço está aberto para a comunidade de terça a sexta-feira, de 7h30 a 16h30, e as visitas escolares ocorrem mediante agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone (27) 3732-2872.
As atividades de educação ambiental da Aliança Energia realizadas no Parque Botânico estão alinhadas à estratégia ODS 10, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, relativa à Redução das Desigualdades, no que diz respeito a “empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”.
Comentários: