Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Esportes

Porsche Busca o Ápice no WEC: Despedida de Fábrica e Última Chance por Títulos Hypercar e LMGT3

Fabricante de Stuttgart Entra na Decisão no Bahrein com o 963 e Equipe Cliente na Briga Pela Coroa Mundial

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Porsche Busca o Ápice no WEC: Despedida de Fábrica e Última Chance por Títulos Hypercar e LMGT3
Charly López / DPPI
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O World Endurance Championship (WEC) da FIA caminha para seu ápice de 2025 com a etapa final no Bahrein, onde a Porsche entra na pista do circuito de Fórmula 1 de Sakhir com um objetivo ambicioso: arrebatar o título mundial de Construtores e Pilotos. O palco desta decisão, marcada para acontecer entre 6 e 8 de novembro, será a corrida de oito horas que não apenas encerra a temporada, mas também significa a última participação da equipe de fábrica da montadora de carros esportivos de Stuttgart na categoria principal do campeonato.

A missão da equipe Porsche Penske Motorsport será monumental, dadas as classificações atuais. A desvantagem no campeonato de Construtores é de 39 pontos, deixando a Porsche na segunda posição, enquanto a disputa de Pilotos coloca a dupla Kévin Estre, da França, e Laurens Vanthoor, da Bélgica, em terceiro lugar, 21 pontos atrás dos líderes. Para essa final estendida, a distribuição de pontos será multiplicada por um fator de 1,5, totalizando 38 pontos para os vencedores (além de um ponto extra para a pole position), o que matematicamente mantém vivas as esperanças da equipe. Ao todo, 66 pontos podem ser conquistados no campeonato de Construtores e 39 no de Pilotos.

Apesar de a equipe se ver em uma posição de desvantagem, o vice-presidente da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach, enfatizou a determinação do time. "Seria fantástico encerrar nossa era no FIA WEC com mais títulos", afirmou. O executivo reconheceu a condição da equipe, mas garantiu que o foco é máximo: “Vamos encarar a grande final no Bahrein como azarões, mas faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para maximizar nossas chances." Laudenbach destacou, com orgulho, a performance do carro: "O Porsche 963 se despedirá do campeonato como o carro LMDh mais vitorioso desde a introdução do regulamento. Mas isso não basta para nós: queremos vencer a corrida de oito horas e, idealmente, voltar a Weissach com os troféus do campeonato mundial. A equipe, os pilotos e toda a equipe de desenvolvimento merecem de verdade um triunfo como esse."

Publicidade

Leia Também:

Na formação que tentará defender a coroa dos atuais campeões (Estre e Vanthoor), o australiano Matt Campbell fará dupla com os pilotos do protótipo híbrido Porsche 963 de número 6. No carro irmão, o número 5, um destaque especial é a estreia do ex-piloto júnior da marca, Laurin Heinrich, em competições Hypercar. O alemão dividirá o cockpit com a dupla francesa Julien Andlauer e Mathieu Jaminet.

O desejo de fechar a temporada com chave de ouro foi ecoado por Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport, que agradeceu o esforço de todos. "Pela segunda temporada consecutiva, a Porsche Penske Motorsport chega à última etapa com fortes chances de conquistar o campeonato, e nosso objetivo é terminar em alta", declarou. Ele fez uma ressalva sobre o futuro da equipe, mas manteve o foco na decisão iminente: "A história da nossa equipe está tomando um novo rumo, mas ainda não terminou. Gostaria de agradecer a cada pessoa que contribuiu para a trajetória da Porsche Penske Motorsport no WEC ao longo das últimas três temporadas. Sem esses esforços, as conquistas não teriam sido possíveis. Estamos todos empenhados em terminar a temporada de 2025 com uma vitória.”

Paralelamente, o final de semana no Circuito Internacional do Bahrein também traz a emoção da disputa na categoria de carros de turismo. Na LMGT3, a equipe cliente Manthey 1st Phorm chega como líder do Troféu de Endurance da FIA, com uma confortável, mas não definitiva, margem de 11 pontos antes da última corrida do ano.

FONTE/CRÉDITOS: Carlos Rossi
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.