Na segunda corrida da Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, o E-Prix da Cidade do México, a equipe Porsche celebra a cultura automobilística do México e de sua apaixonada torcida. Os dois carros Porsche 99X Electric da equipe oficial de fábrica aparecerão com uma pintura especial, que presta homenagem ao lendário 550 Spyder, com o qual Hans Herrmann conquistou a vitória em sua categoria na Carrera Panamericana de 1954, a corrida de rua mais famosa do México.
Em 1954, Herrmann venceu a categoria Sport para carros de até 1.500 cc e terminou em terceiro lugar na classificação geral, resultado que não apenas destacou o status inicial da Porsche no automobilismo internacional, mas, juntamente com outros sucessos em 1952 e 1953, contribuiu para a criação do icônico nome Porsche Carrera.
O México também marca o início de um ano de comemorações para a Porsche. Em 2026, a fabricante de carros esportivos de Stuttgart celebra 75 anos de automobilismo – história que começou em 1951 com o Porsche 356 SL e uma vitória na categoria em Le Mans.
Uma semelhança também conecta o carro de corrida de Hans Herrmann, de 1954, com o altamente eficiente Porsche 99X Electric: o 550 Spyder foi o primeiro Porsche projetado especificamente para corridas, enquanto o 99X Electric é o primeiro Porsche desenvolvido exclusivamente para o automobilismo totalmente elétrico.
O legado do 550 Spyder em 1954 foi além do sucesso esportivo. Sua carroceria de alumínio exibia vários logotipos de marcas de empresas que apoiaram a campanha Panamericana. Na época, o patrocínio de carros ainda era um conceito relativamente novo no automobilismo e só se tornaria comum muito mais tarde. Algumas das pinturas mais memoráveis em 75 anos de Porsche Motorsport podem ser atribuídas à influência do patrocínio, contribuindo para a variedade de cores que moldou a identidade da Porsche nas corridas.
Além da equipe de fábrica Porsche Formula E, dos pilotos Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, a equipe cliente norte-americana Andretti Formula E, que conta com Jake Dennis e com o brasileiro Felipe Drugovich, também compete com o Porsche 99X Electric da última geração GEN3 Evo.
Thomas Laudenbach, Vice-presidente da Porsche Motorsport, afirmou: "Historicamente e ainda hoje, o México é um lugar especial para nós. A história da Porsche no automobilismo elétrico ainda é recente, mas o circuito da Cidade do México desempenhou um papel determinante nela.
"Nossa equipe de fábrica conquistou sua primeira pole position e sua primeira vitória na Fórmula E aqui, em 2020 e 2022, respectivamente. Em nenhum outro lugar a Porsche teve mais sucesso na Fórmula E.
"A pintura homenageia nossa tradição no automobilismo e, ao mesmo tempo, os fãs mexicanos. É também um agradecimento a um país que nos recebe tão calorosamente na Fórmula E todos os anos.
“Nossa herança no automobilismo tradicional é única e se reflete em todos os Porsche. No futuro, queremos poder dizer o mesmo no automobilismo totalmente elétrico. É por isso que estamos competindo na Fórmula E. Queremos escrever histórias – e fazer história".
Fórmula E celebra 150 corridas no E-Prix da Cidade do México de 2026
A Fórmula E celebra seu 150º E-Prix com a prova de 10 de janeiro de 2026, mais de uma década após sua estreia em Pequim, na China. Ao longo desses 12 anos, a Fórmula E passou por diversas transformações, desde um grande salto tecnológico em seus carros até locais incríveis e a contratação de pilotos de renome.
Os fãs podem descobrir onde acompanhar a ação, incluindo a corrida que começa às 17h05 de Brasília (14h05, horário local) do sábado, 10 de janeiro, neste link: https://fiaformulae.com/en/ways-to-watch
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Band Sports e do Grande Prêmio.
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E
Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Sobre a ABB
A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB).
Sobre a Porsche
Como atual campeã mundial de equipes e fabricantes, a Porsche disputará sua sétima temporada de Fórmula E em 2025/2026. Além da equipe de fábrica Porsche Formula E, a equipe cliente norte-americana Andretti Formula E competirá com o altamente eficiente Porsche 99X Electric da última geração GEN3 Evo. Uma segunda equipe cliente da Porsche, a Cupra Kiro, também participará, contando com a tecnologia 99X da geração anterior GEN3. Na Fórmula E, a marca obtém informações valiosas para seus carros esportivos de produção.

Comentários: