Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Sabado, 18 de Abril de 2026
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Cidade Uberlândia

Prefeito Odelmo Leão inaugura escola de educação infantil no bairro Jardim Europa

Unidade na região oeste de Uberlândia tem capacidade para atender 300 estudantes com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses; nova Emei reforça o compromisso do prefeito Odelmo Leão com a melhoria constante da educação na cidade

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Prefeito Odelmo Leão inaugura escola de educação infantil no bairro Jardim Europa
Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Reforçando o compromisso da Prefeitura de Uberlândia em promover o amplo acesso à educação regular de qualidade e melhorias constantes que beneficiam a população, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, nesta segunda-feira (16), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Olga Helena da Costa. Localizada no cruzamento das ruas Neilton Cobo Victor com Ademovir Borges, no bairro Jardim Europa, na região Oeste da cidade, a escola tem capacidade para atender 300 estudantes com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses.

“Um governo precisa oferecer apoio à população em áreas estratégicas e fundamentais, como a educação, e olhar para todas as pessoas e por todos os bairros da cidade. É isso que estamos fazendo aqui, trabalhando para melhorar diariamente a qualidade de vida do povo de Uberlândia. É um compromisso da nossa gestão ampliar o acesso das nossas crianças ao ensino de qualidade e essa escola terá papel importante nisso”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Para a obra, foram investidos cerca de R$ 6,4 milhões, oriundos de recursos próprios do Município. Com área construída de 1.514,30 metros quadrados (m²), a escola está em um terreno de 16.298,70 m². A empresa vencedora da licitação foi a Trium Construtora Ltda. A estrutura conta com 10 salas de aula, sala multiuso, vestiários, fraldários, lactário, rouparia, lavanderia, refeitório, cantina, pátio coberto, solário, playground, dependências administrativas, sala para professores/reunião, almoxarifado e banheiros, entre outros espaços.

Publicidade

Leia Também:

Todo o projeto arquitetônico foi elaborado respeitando as necessidades do desenvolvimento das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, além de atender os critérios de acessibilidade e inclusão. Esses aspectos foram levados em consideração de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

A unidade inaugurada homenageia a professora e ex-vereadora Olga Helena da Costa, que faleceu em julho de 2022 aos 76 anos. Natural de Ituiutaba (MG), ela mudou-se para Uberlândia em 1960. Formada em Letras Português/Francês pela Faculdade de Filosofia de Uberlândia, atuou como professora por mais de 40 anos em diversas instituições de ensino da cidade. Na carreira política, foi eleita a segunda mulher e primeira vereadora negra do município em 1983, permanecendo no cargo até 1988. Olga Helena da Costa foi responsável pelo projeto de alfabetização que hoje constitui o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), criação do Dia do Patrimônio e autora do projeto que instituiu a lei de Tombamento do Patrimônio Histórico e Artístico.

FONTE/CRÉDITOS: Secom/PMU
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.