Abrindo os horizontes para novas fronteiras do kartismo, o piloto paulista Ricardo Forte (Equipe: SODI / Coach: Ruben Carrapatoso / Mecânico: Dahyam Cabral) fez sua estreia em solo americano durante o fim de semana da oitava e nona etapas da Orlando Cup 2025, no Orlando Kart Center, na Flórida. A participação marca um importante passo na carreira do piloto, que busca crescimento técnico para encarar os desafios que a modalidade exige em alto nível.
Com todo o suporte da equipe Sodi, uma das principais estruturas do kart nas Américas, Forte iniciou os trabalhos na sexta-feira (3) com treinos de adaptação. No sábado (4), já pela oitava etapa da competição, o paulista realizou os treinos livres e a tomada de tempo para a categoria Mini Swift, conquistando uma posição que o colocou abrindo a quinta fila para a primeira bateria classificatória.
Na sequência de corridas do sábado, Ricardo demonstrou consistência e evolução. Na primeira bateria, manteve-se na nona posição ao longo das sete voltas disputadas. Na segunda prova, o piloto conseguiu realizar boas ultrapassagens e avançou para o sexto lugar.
A final reservou um desafio adicional com a pista molhada, condição em que Forte mostrou habilidade ao cruzar a linha de chegada na quinta colocação, conquistando seu primeiro pódio internacional.
"Foi uma estreia muito boa nos Estados Unidos. Estou muito feliz de poder correr aqui e aprender bastante com pilotos de outros países", comentou Ricardo, empolgado com a experiência internacional.
No domingo (5), mais um dia de programação intensa aguardava o piloto pela nona etapa da Orlando Cup. Forte optou por uma tomada de tempo mais conservadora e, novamente, se posicionou na quinta fila para o início das baterias classificatórias da Mini Swift.
Na primeira corrida, o paulista ganhou três posições e recebeu a bandeirada na sétima colocação. Na segunda bateria, fechou as sete voltas em nono. A final da nona etapa trouxe novo avanço, com Ricardo cruzando a linha de chegada na oitava colocação.
"Eu queria muito vencer, fiz tudo o que pude em cada corrida, mas é só o começo dessa experiência. Espero voltar outras vezes e conseguir resultados ainda melhores", declarou o piloto, já de olho em futuras participações internacionais.
De volta ao Brasil, Ricardo Forte retoma a intensa temporada 2025 com compromissos na RKS – Race Kart Sport –, Copa São Paulo Light, Copa Beto Carrero e Campeonato Brasileiro de Kart. Já no próximo fim de semana, o piloto paulista tem mais um compromisso pela V11 Cup, na V11 Arena, em Arujá.
Siga Ricardo Forte no Instagram: @ricardoforte16
Comentários: