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Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo retorna em 13 de janeiro

Suspensão temporária durante as festas de fim de ano termina; restrição volta a vigorar na próxima segunda-feira

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Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo retorna em 13 de janeiro
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A Prefeitura de São Paulo informa que o Rodízio Municipal de Veículos, suspenso desde 23 de dezembro de 2024 devido às festividades de fim de ano, será retomado na próxima segunda-feira, 13 de janeiro de 2025.

Durante o período de suspensão, apenas veículos de passeio (automóveis) foram liberados da restrição. O rodízio para veículos pesados, como caminhões, e as demais restrições, incluindo a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), permaneceram em vigor.

O rodízio municipal tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito e reduzir a emissão de poluentes na cidade. A restrição ocorre de segunda a sexta-feira, em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h. A proibição de circulação é determinada pelo final da placa do veículo, conforme a seguinte tabela:

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Dia da Semana Placas Finais
Segunda-feira 1 e 2
Terça-feira 3 e 4
Quarta-feira 5 e 6
Quinta-feira 7 e 8
Sexta-feira 9 e 0

A área de abrangência do rodízio inclui o Centro Expandido da cidade, delimitado pelas seguintes vias que compõem o chamado Minianel Viário: marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso d’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

O descumprimento das regras do rodízio configura infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda que os motoristas fiquem atentos à retomada do rodízio e planejem seus deslocamentos, utilizando rotas alternativas ou optando por meios de transporte público nos horários de restrição, contribuindo assim para a melhoria da mobilidade urbana na capital paulista.

FONTE/CRÉDITOS: Davi Arraz
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