A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, deu pontapé inicial a um projeto-piloto para reduzir e zerar o uso de impressos nos atendimentos da Atenção Básica. A UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Terezinha foi escolhida para essa fase preliminar, passando a utilizar tablets para registros e assinaturas durante os atendimentos. O objetivo da proposta é modernizar os fluxos de trabalho, economizar recursos e tornar os processos mais ágeis, sustentáveis e integrados.
Nesta primeira etapa, o projeto terá duração de 15 dias em caráter experimental, período em que serão avaliados os resultados e realizados ajustes para posterior expansão às demais 34 UBSs do município. Antes do projeto, a UBS Santa Terezinha utilizava em média 500 folhas de papel por mês apenas para registros odontológicos. Agora, todo o processo passa a ser realizado diretamente no sistema, com assinatura digital do paciente e do profissional no tablet.
Segundo a diretora da Divisão de Saúde Bucal, Débora Durante, a mudança representa um marco de transformação digital. "Esse projeto é transformação digital: menos papel e mais eficiência. Estimamos a redução de cerca de 18 mil folhas, o que traz impacto positivo para o meio ambiente e melhora a comunicação entre profissionais. Após os 15 dias de piloto, vamos avaliar os resultados para levar a iniciativa a todas as UBSs da cidade."
INTEGRAÇÃO E CUIDADO
Os profissionais da unidade também destacam avanços no dia a dia do trabalho em equipe. Para Giovanna Lotto, cirurgiã-dentista da Saúde da Família e responsável técnica da UBS Santa Terezinha, os benefícios são claros. "Essa unidade é a piloto para a implementação do termo de consentimento digital e de outros termos também. Além da economia de papel, o modelo facilita a comunicação entre os profissionais, porque todos têm acesso aos registros diretamente no sistema."
Na mesma linha, Débora Zanutto Cardillo, gerente da UBS Santa Terezinha e Consultório na Rua, ressaltou a importância da digitalização para a integralidade do cuidado. "Com a assinatura digital integrada ao prontuário eletrônico, o paciente tem um registro validado e acessível em toda a rede. Isso traz segurança, fidedignidade e continuidade ao cuidado para todos os munícipes, principalmente para as pessoas em situação de rua, que circulam entre diferentes pontos de atenção e muitas vezes não conseguem relatar seu histórico de atendimentos na rede municipal de saúde".
GESTÃO MODERNA
O projeto fortalece também a gestão da rede de saúde. De acordo com Elaine Nascimento Santos, diretora da Sessão de Informação para Gestão, a tecnologia tem papel estratégico. "Nosso setor gerencia todos os sistemas instalados na Secretaria, como o prontuário eletrônico e o Radar, que acompanha indicadores da Atenção Básica. Essa implantação é um passo para unificar processos, garantir transparência e fornecer informações em tempo real aos gestores, permitindo decisões mais assertivas."
EXPANSÃO GRADUAL
Ao término do período piloto da medida, os resultados serão avaliados pela Divisão de Saúde Bucal e pela equipe técnica de gestão de sistemas. A meta é expandir gradativamente a iniciativa para todas as UBSs, consolidando uma rede de saúde mais tecnológica e integrada.
Comentários: