Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 23 de Julho 2026
Cidade São Bernardo do Campo

São Bernardo promove formação sobre saúde mental para cuidadores da rede municipal

Ação foi realizada com 2.700 profissionais das Secretarias de Educação e Saúde; foram abordados temas como comunicação alternativa, incentivo à autonomia e à independência dos alunos

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
São Bernardo promove formação sobre saúde mental para cuidadores da rede municipal
Johnn Menezes/PMSBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de São Bernardo, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, realizou, nesta semana, o segundo grande encontro formativo de 2026 voltado aos cuidadores que atuam nas escolas da rede municipal no atendimento a estudantes com deficiência. A iniciativa reuniu aproximadamente 2.700 profissionais, divididos nos períodos da manhã e da tarde, e integra um conjunto de ações de formação continuada desenvolvidas desde o ano passado. 

De acordo com o diretor da Seção de Inclusão Educacional da Secretaria de Educação, Edison Queiroz, o objetivo da formação é qualificar a atuação dos cuidadores em temas como comunicação alternativa, incentivo à autonomia e à independência dos estudantes, além de oferecer suporte para o cuidado com a própria saúde emocional. 

"Como a legislação não exige uma formação específica para o ingresso na função, essas capacitações são fundamentais para qualificar o trabalho desenvolvido nas escolas e garantir um atendimento cada vez melhor às crianças", explicou Queiroz. Além dos dois encontros gerais realizados ao longo do ano, os profissionais participam de formações nas unidades escolares e de um curso on-line com carga horária de 180 horas.

Publicidade

Leia Também:

CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Nesta edição, a Secretaria de Saúde participou como parceira da Educação na iniciativa, por meio da Divisão de Saúde Mental, conduzindo a palestra "Cuidando de Quem Cuida", voltada à promoção da saúde mental dos profissionais.

A coordenadora administrativa da Divisão de Saúde Mental, Carina Elisabet Velozo, destacou que a parceria entre as duas secretarias fortalece o cuidado com quem está diariamente ao lado dos estudantes. Durante a formação, foram apresentadas estratégias de enfrentamento para lidar com as demandas emocionais do cotidiano escolar, especialmente no segundo semestre letivo. 

"Quanto mais capacitamos e cuidamos da saúde mental dos profissionais, melhores são as condições para que eles desempenhem seu papel junto às crianças e adolescentes da rede municipal", afirmou Carina. "A integração entre Saúde e Educação contribui para uma rede de ensino mais acolhedora, beneficiando não apenas os cuidadores, mas também os estudantes e suas famílias", concluiu.

FONTE/CRÉDITOS: Aline Melo

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Cidade a Cidade
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR