Na madrugada de quarta-feira (21), um paciente que se encontrava em uma cadeira de rodas e utilizava colar cervical foi agredido por um segurança no Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo. As agressões, que incluíram empurrões e chutes, foram registradas por câmeras no local.
Pelos registros, é possível observar o paciente falando ao celular e gesticulando algo em direção ao segurança. Ele faz menção de se levantar e, neste momento, é empurrado pelo profissional.
A confusão prossegue, com o segurança empurrando novamente o homem e desferindo chutes contra ele. Em determinado momento, o paciente cai ao chão.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), policiais militares foram chamados para atender à ocorrência na unidade de saúde, mas o incidente não foi registrado para investigação pela Polícia Civil. Ainda de acordo com a secretaria, o paciente não sofreu ferimentos.
A prefeitura de São Bernardo do Campo se pronunciou por meio da Secretaria de Saúde, manifestando repúdio "aos atos de violência perpetrados por dois seguranças terceirizados contra um paciente no Hospital de Urgência".
Segundo a administração, a empresa de segurança foi notificada e os seguranças envolvidos no incidente foram desligados. Além disso, o município informou que irá intensificar as orientações e treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso.
"A Prefeitura de São Bernardo reitera que não compactua com nenhum tipo de violência e que todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para essa triste situação não se repita e para que os envolvidos sejam exemplarmente punidos", finaliza, em nota.

Comentários: