Como parte das políticas públicas dedicadas ao direito e ao bem-estar da população com idade a partir dos 60 anos, a Prefeitura de São Bernardo promoveu, entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro, programação especial na Semana Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Entre as atividades, palestras, bate-papo, orientações e apresentações culturais reuniram mais de mil participantes, ampliando os debates e a visibilidade dos serviços oferecidos, de forma gratuita, na rede pública municipal.
"Tivemos uma semana intensa de encontros, trocas de vivências e experiências para a valorização da pessoa idosa em São Bernardo. A Prefeitura mantém programas e serviços de proteção e para melhorar a qualidade de vida dessa população, em especial dos moradores em maior vulnerabilidade social. A Semana da Pessoa Idosa nos permitiu ampliar o alcance deste trabalho. Um incentivo, inclusive, para que mais idosos participem das atividades", destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.
Publicidade
Na última semana, o CRI (Centro de Referência do Idoso), o Teatro Municipal Cacilda Becker e o Crec Baetinha sediaram palestras voltadas à saúde e ao bem-estar da pessoa idosa, além de oficinas de pintura, campeonato de dominó, apresentações de dança e teatro, dinâmicas em grupo, sessão de cinema e baile dos anos 60, com cover de Elvis Presley. Todas as atrações foram gratuitas.
A programação da Semana em São Bernardo foi realizada por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Esportes e Lazer, de Cultura e de Saúde, com apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
REDE DE PROTEÇÃO – A Prefeitura de São Bernardo mantém unidades e serviços voltados aos moradores com idade acima dos 60 anos. Situado na região central, o CRI faz parte desta rede e oferece oficinas culturais, espaço para jogos, alongamento, práticas meditativas, ginástica, entre outras atividades gratuitas. Por mês, o Centro de Referência, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, atende, em média, 1.400 moradores. Localizado na Rua Redenção, 271, o CRI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Outro serviço municipal de proteção social especializado dedicado à promoção da autonomia, inclusão social e qualidade de vida é o Centro Dia do Idoso, que oferece apoio diário para até 50 pessoas em maior vulnerabilidade, com necessidades em alimentação, mobilidade e higiene. Situada no bairro Paulicéia, a unidade recebe moradores com idade a partir dos 60 anos encaminhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) da cidade.
Entre as atividades oferecidas no Centro Dia do Idoso está oficina de teatro. Alunos do grupo apresentaram, durante a Semana da Pessoa Idosa de São Bernardo, peça sobre o envelhecimento. A coordenadora do serviço, Amanda Wachtler, destacou que "as artes são recurso potencial para o fortalecimento da autoestima e para a ressignificação de histórias de vida". "Os idosos vão, muitas vezes, descobrindo talentos que não tiveram a oportunidade de descobrir ao longo da vida", disse.
A Secretaria de Esportes e Lazer integra a rede intersetorial de proteção e proteção ao bem-estar da população idosa, com mais de 4 mil atendimentos nos cursos esportivos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. Hidroginástica, natação, ginástica funcional estão entre as modalidades mais procuradas.
FEIRA DE ARTESANATO
Entre os dias 6 e 17 de outubro, das 9h às 16h30, o Centro de Referência ao Idoso abre espaço para empreendedores com idade a partir de 60 anos apresentarem e comercializarem sua produção artesanal. A atividade integra as ações e fomento à economia criativa e solidária entre idosos.
FONTE/CRÉDITOS: Joyce Cunha
Comentários: