Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 27 de Marco de 2025
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Mundo

Sindicato convoca greve de 24 horas em 11 aeroportos alemães

Funcionários do setor público e pessoal de terra nos principais terminais aéreos do país, incluindo Frankfurt, Munique e Berlim, devem aderir à paralisação, em meio a uma disputa salarial entre sindicato e empresas

Cidade a Cidade
Por Cidade a Cidade
Sindicato convoca greve de 24 horas em 11 aeroportos alemães
Michael Probst/AP/picture alliance
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Funcionários em 11 aeroportos alemães, incluindo os principais de terminais de transporte aéreo do país em Frankfurt e Munique, realizarão uma greve de 24 horas na próxima segunda-feira em meio a uma disputa salarial, informou nesta sexta-feira (07/03) o sindicato Verdi.

Trabalhadores do setor público e pessoal de terra nos aeroportos de Berlim, Hamburgo, Stuttgart, Colônia/Bonn, Dusseldorf, Dortmund, Hannover, Bremen e Leipzig-Halle também foram convocados para participar da paralisação que afetará as operações em todos os principais aeroportos alemães.

O anúncio ocorre enquanto o sindicato tenta aumentar a pressão sobre o governo federal e os municípios, antes do início da próxima rodada de negociações em torno de um acordo salarial coletivo para cerca de 2,5 milhões de trabalhadores do setor público.

Publicidade

Leia Também:

O Verdi exige um aumento salarial de 8% – no valor mínimo de 350 euros (R$ 2.190) a mais por mês – além de bônus mais altos e três dias adicionais de folga.

Os empregadores rejeitam as demandas do sindicato, que consideram insustentáveis, com ambos os lados prestes a se reunirem nos arredores de Berlim para a terceira rodada de negociações entre 14 e 16 de março.

Uma grande parcela dos funcionários das operadoras de aeroportos é coberta por acordos salariais coletivos para trabalhadores do setor público, o que significa que eles podem aderir à greve, cujo início está marcado para a meia-noite, na madrugada de domingo para segunda.

O Verdi também convocou os funcionários de solo para a paralisação, enquanto negocia um acordo coletivo separado para a categoria.

Impasse nas negociações

No mês passado, paralisações relacionadas à disputa salarial em andamento levaram ao cancelamento de voos nos aeroportos alemães de Colônia, Dusseldorf, Hamburgo e Munique

Os trabalhadores do setor público no Aeroporto de Frankfurt entraram em greve pela última vez em março de 2023.

O Verdi criticou os empregadores por não apresentarem uma nova oferta durante uma segunda rodada de negociações em fevereiro. "Fomos forçados a realizar esta greve porque os empregadores até agora não apresentaram nenhuma oferta nas atuais negociações coletivas para funcionários do serviço público e não demonstraram nenhuma disposição para atender às nossas demandas", disse a vice-presidente do Verdi, Christine Behle.

Ela destacou que a greve foi anunciada com antecedência para permitir que os passageiros fizessem planos de viagem alternativos.

A companhia aérea alemã Lufthansa – cujo principal centro de operações é baseado em Frankfurt – e Associação de Aeroportos Alemães (ADV), que representa as empresas, criticaram as greves. Somente em Frankfurt e Munique, cerca de dois mil voos estavam programados para esta segunda-feira, afirmou um porta-voz da ADV. As paralisações devem afetar mais de 150 mil passageiros.

FONTE/CRÉDITOS: DW Brasil
Comentários:
Cidade a Cidade

Publicado por:

Cidade a Cidade

Cidade a Cidade abrindo espaço para você, cadastre-se e tenha o portal do Usuário. Fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, opine, mande sua informação, reclamação ou dica.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.