Cidade a Cidade - Informação simples e Imparcial

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Cidade a Cidade
Cidade a Cidade

Geral

Parte 2 - A Expansão Global e os Caminhos Percorridos

A partir dos anos 1950, o Fusca começou a ser produzido em outros países, consolidando-se como um carro global

Davi Arraz
Por Davi Arraz
Parte 2 - A Expansão Global e os Caminhos Percorridos
Internet
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Brasil foi um dos primeiros países fora da Alemanha a receber uma linha de produção do Fusca, com a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo começando a montagem do modelo em 1959. A partir daí, o Fusca se tornou um dos carros mais vendidos no país, conquistando gerações de brasileiros com sua robustez e economia.

No México, o Fusca também encontrou um terreno fértil para seu sucesso. A produção local começou em 1967 e continuou até 2003, tornando o país o último no mundo a fabricar o modelo em grande escala. Conhecido localmente como "Vocho", o Fusca se tornou uma parte importante da paisagem urbana mexicana, especialmente como táxi nas ruas da Cidade do México.

Em outros países da América Latina, África e Ásia, o Fusca também deixou sua marca. Na Nigéria, o Fusca foi um dos primeiros carros populares acessíveis, e na Índia, o modelo ganhou notoriedade como um símbolo de mobilidade durante as décadas de 60 e 70. O design simples e a mecânica robusta tornaram o Fusca um carro fácil de manter e adaptar às diversas condições de estrada encontradas ao redor do mundo.

Publicidade

Leia Também:

Nos Estados Unidos, o sucesso do Fusca foi consolidado pela criação de uma comunidade de entusiastas que ainda hoje cultiva uma paixão pelo modelo. Clubes de Fuscas e eventos dedicados ao carro se espalharam pelo país, celebrando tanto a estética retro quanto a durabilidade do veículo. O Fusca também se tornou um ícone cultural, aparecendo em filmes, programas de televisão e na cultura pop, solidificando seu status como um dos carros mais reconhecidos do mundo.

Em 1972, o Fusca superou o recorde de produção do Ford Modelo T, tornando-se o carro mais produzido da história até então, com mais de 15 milhões de unidades fabricadas. Esse marco simboliza não apenas o sucesso comercial do Fusca, mas também seu impacto cultural e social em todo o mundo.

FONTE/CRÉDITOS: Davi Arraz
Comentários:
Davi Arraz

Publicado por:

Davi Arraz

Jornalista, Publicitário, 42 anos de experiência no meio de comunicação. Amante do esporte a motor, amor a Deus acima de todas as coisas e amor a família.

Saiba Mais
CHURRASCO
CHURRASCO

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível.