Marcio Nascimentto

Design Arquitetônico: formas, linhas, planos e cores

Design Arquitetônico: formas, linhas, planos e cores

O tema de hoje são as formas na Arquitetura e, exemplificar os efeitos, sensações, delírios, devaneios e tantas outras sensações que a plasticidade destas, nas suas grandes variedades, provoca e incita em todos nós.



As formas arquitetônicas, para que estas possam estar em evidência em um projeto arquitetônico têm de estar em comunhão com as cores e tonalidades. Veja na coluna anterior em que eu falo da importância das cores.



Da importância das formas

São essas que vão reger o conceito do espaço a ser projetado. Surgem de um design arquitetônico desejado e aplicado. Por sua vez, são as mais variadas e ilimitadas, em linhas retas e/ou orgânicas. Planos de uma infinidade de ângulos, desde os mais tradicionais - 0⁰, 30⁰, 45⁰, 90° a tantos outros. O Design na Arquitetura através de suas formas pôde obter desde a época dos homens das cavernas à época atual, uma infinidade de estilos. A cada necessidade que a humanidade precisava suprir através dos tempos, fez com que o homem elaborasse os mais variados Projetos e Estilos Arquitetônicos.



Na antiguidade as casas eram construídas com pedras, e com esses materiais o homem fez arquiteturas deslumbrantes, tais como as pirâmides do Egito que se destacam nas areias desse país.



Ao longo dos tempos novos materiais foram surgindo e permitindo novas façanhas nas elaborações do design arquitetônico.

Com o surgimento do concreto, ferragens, vidros, aço e dentre tantos outros, o design arquitetônico pode ousar nas formas, volumes, alturas, vãos, esbelteza e robustez. Nos dias atuais as fundações (pequenas e grandiosas), pilares, vigas, lajes, ferragens e tantos outros materiais proporcionam infinitas soluções arquitetônicas permitindo a criações muito inusitadas.

Estes tantos materiais passam por rígidos critérios e normas técnicas que garantem segurança, estabilidade, funcionalidade e o bom uso para serem aplicados. Hoje o que mais vemos, nas atuais construções, são as formas baseadas no concreto, no vidro, no aço, um arrojo de materiais, mas ainda existem muitos arquitetos que optam por uma forma mais orgânica e com uma interatividade maior ligada à natureza.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha