Publicidade

Marcio Nascimentto

A luz natural só traz vantagens para o ambiente

Aproveitar a luz natural é uma boa estratégia de arquitetura, combinando consciência ambiental e economia de energia.

A luz natural só traz vantagens para o ambiente

Para obter uma real valorização dos ambientes nos períodos diurnos, nada melhor e mais aplicável, do que a LUZ natural. A iluminação natural favorece em muito na economia de energia. Permite reflexões naturais de tonalidades sem alteração das cores nos ambientes em que nos situamos. Cada objeto, parede, peças de arte e tantos outros elementos têm suas cores valorizadas e destacadas de forma agradável e muito suave ao nosso olhar. 

É muito importante e essencial termos o conhecimento das mais diversas técnicas possíveis e materiais a serem aplicados, para assim obtermos resultados significativos ao projetar os ambientes em busca da melhor perfeição de uso da Luz Natural.

Quando a Luz Natural entra em um ambiente, ela pode estar vindo de pequenos ou grandes vãos, através das mais diferentes aberturas, em formatos diversos que a arquitetura pode proporcionar.

Vou exemplificar e explicar alguns tipos de iluminação natural que podemos explorar para conseguirmos bons resultados. Desde já ressalto que sou um profissional apaixonado pela Luz Natural, mas lembrando de que a Luz Artificial também pode favorecer reflexões muito próximas da Luz Natural. Mas isso é assunto para uma nova matéria e outros exemplos. 

Janelas grandes vãos


Nos exemplos acima a luz natural entra em plenitude nos espaços. Veja que as cores nos ambientes ficam nítidas, harmoniosas e agradáveis ao olhar. As janelas são facetas planas e únicas que trazem possibilidades de se obter luz natural para os espaços no sentido vertical das paredes.              

Janelas Bay Window

Esse tipo de janela possui no mínimo três facetas.

Dessa maneira formam uma figura parecida com um trapézio. Elas avançam além dos planos das paredes e trazem de maior luminosidade natural para os ambientes. Sendo protegida por vidros e geralmente instalada no térreo. Esses tipos de janelas estão associados com a Arquitetura Vitoriana e ganharam popularidade nos anos de 1870. São muito usadas para criar a sensação de uma sala maior e por consequência aumentar a entrada da luz natural nos espaços.


Outra forma muito interessante de adquirir a Luz Natural é através da Iluminação Zenital. Porém com uma ressalva, dessa forma deixa de ser aplicada nas paredes e passa para a parte superior das das edificações - lajes e telhados. Existem várias formas de aplicações e vou mostrar algumas delas:

TIPOS DE ILUMINAÇÃO ZENITAL

01 – CLARABÓIA

O termo claraboia é utilizado para definir a abertura feita no teto para a entrada da luz solar. Geralmente ela é feita por meio de estruturas transparentes, chamadas de domos. Esse objeto é comercializado em 3 formatos: quadrado, circular e triangular. Feito de acrílico e policarbonato é possível comprá-lo pronto em lojas especializadas. Já se a ideia é fazer uma claraboia de vidro, é necessário solicitar uma infraestrutura sob medida para o ambiente.


02 – SHED


03 - CÚPULA


04 – ÁTRIO


05 – TELHAS TRANSLÚCIDAS


Existem inúmeras formas de poder fornecer a iluminação natural nas edificações. Acima citei algumas para exemplificar. O importante é ressaltar que a LUZ NATURAL além de ser muito agradável aos olhos proporciona saúde, bem estar, tranquilidade e traz grandes benefícios ao ser aplicada nos mais diferentes ambientes e em qualquer localização do planeta terra.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha