Publicidade

São Bernardo Plaza Shopping possui ações que visam amenizar o impacto ambiental na região do ABC Paulista

Administrado pela ALLOS, o empreendimento é engajado em causas do pilar ESG e teve uma média de 2.600m³ de água reutilizada por mês em 2023

Fonte: Textual Comunicação
São Bernardo Plaza Shopping possui ações que visam amenizar o impacto ambiental na região do ABC Paulista Divulgação

Com mais de 10 anos de história, o São Bernardo Plaza tornou-se um shopping de grande impacto na região do ABC Paulista. Com mais de 200 operações, o centro de compras preocupa-se em fortalecer o seu pilar ESG (Environmental, Social and Governance) e possui projetos que visam mais do que apenas reduzir os impactos ambientais, mas também aumentar a sua responsabilidade social e trazer transparência em sua governança corporativa, alinhado a um dos pilares da ALLOS.

"Entendemos a nossa responsabilidade como um grande centro comercial para a sociedade e meio ambiente. Temos um time que está sempre em busca de iniciativas que podemos implementar para amenizar o impacto causado, além de buscar parcerias com instituições do município para seguirmos abraçando a população do nosso entorno e do ABC Paulista", explica Ana Paula Faustino, Gerente de Marketing do São Bernardo Plaza Shopping.

A Loja Vazia é uma iniciativa do São Bernardo Plaza em parceria com a Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo do Campo. O espaço é destinado a receber doações de roupas, brinquedos, cobertas e itens específicos para pessoas em vulnerabilidade social. Os itens arrecadados são enviados ao Fundo Social do município, que encabeça a separação e distribuição para ONGs e Instituições parceiras.

Desde julho de 2021, quando foi inaugurada, a Loja Vazia já arrecadou diversos itens para famílias em situação de vulnerabilidade social. O espaço também recebe campanhas sazonais de arrecadação. Em fevereiro de 2023, a Loja Vazia arrecadou mais de 10 mil itens, entre alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene e roupas limpas em bom estado para as vítimas das chuvas fortes no Litoral Norte. Em 2022, o espaço recebeu também a campanha Absorva essa Ideia, que estimulou a doação de absorventes e arrecadou, no total, 500 unidades do item.

Outra ação de cunho social que acontece mensalmente no shopping, é o Evento de Adoção de Cães e Gatos. Em parceria com a União de Proteção Animal do Grande ABC, o São Bernardo Plaza promove todo último domingo do mês evento para estimular a adoção responsável. De janeiro a março de 2024, já foram mais de 100 animais adotados.

Com o objetivo de recuperação dos resíduos recicláveis do empreendimento e geração de empregabilidade e renda para a população do entorno, o shopping possui também uma parceria com a cooperativa CooperLuz. A ação para reduzir os impactos ambientais junto com a cooperativa se dá na otimização do processo de separação e coleta seletiva de resíduos, que tem início na Praça de Alimentação do centro de compras.

O empreendimento possui uma Estação de Tratamento de Esgoto, que foi inaugurada em maio de 2022. Em média, são 2.600m³ de água reutilizada por mês que são destinados aos sanitários e torres de resfriamento do sistema de ar-condicionado geral do shopping. Ao todo, durante o ano de 2023, foram produzidos 31.845 m³ de água de reuso na ETE do São Bernardo Plaza, resultando em um reaproveitamento de todo o esgoto gerado no estabelecimento após um tratamento químico controlado por responsáveis.

Além destas ações, a arquitetura do centro de compras foi projetada de forma que conta com claraboias para viabilizar a utilização de luz solar ao longo do dia. O estabelecimento possui também sistemas para redução da energia com sensores de presença em áreas ociosas e iluminação de led em 100% das áreas comuns.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha